No coração do Shopping Center, o Teatro Municipal de São José dos Campos já foi palco de diferentes espetáculos ao longo de décadas que trouxeram experiências inesquecíveis para artistas e o público joseense. O espaço nasceu em 1978 com o propósito de enriquecer a vida cultural da cidade e se tornou um dos símbolos da arte de São José.
Antes de abrigar eventos culturais, o local já foi sede de uma boate icônica na cidade, que marcava as noites dos jovens e universitários na década de 1970: a Circus.
Na época em que a boate surgiu, São José ainda estava em pleno desenvolvimento e a cultura noturna começava a se consolidar. Aos poucos, a boate atraiu universitários e jovens da cidade que encontravam ali um ponto de encontro para se divertirem.
As tendências mudaram e a boate deu lugar a uma nova fase na história do edifício. O espaço também abrigou até 1989 o "Cine Center", que trouxe aos moradores a experiência mágica de assistir a filmes na telona, em uma época em que a cultura cinematográfica florescia como uma das principais formas de diversão.
Entretanto, a transformação do espaço ainda não havia atingido seu ápice. Em 1989, a prefeitura realizou uma permuta com os antigos proprietários e adquiriu o imóvel que viria a abrigar o que conhecemos hoje como o Teatro Municipal. A administração da Fundação Cultural Cassiano Ricardo assumiu o espaço e o destinou à cultura e às artes. A partir de 2001, uma reforma revitalizou e adaptou o prédio para receber espetáculos teatrais, musicais e culturais.