EVENTO

Em Brasília, Cemaden lança campanha Aprender Para Prevenir nesta quarta

Cerimônia de lançamento da 7ª edição da campanha do Programa Cemaden Educação será no auditório do MCTI, em Brasília

Por Da redação | 18/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Sala de Situação do Cemaden em São José dos Campos
Sala de Situação do Cemaden em São José dos Campos

“Clima de desastres: tempo de agir!” é o tema da campanha ‘AprenderParaPrevenir 2023’ que o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) vai lançar nesta quarta-feira (19), às 15 h, em cerimônia híbrida (presencial e on-line), no auditório do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), em Brasília. Haverá transmissão pelos canais do YouTube do MCTI e do Cemaden Educação. O evento contará com a presença da ministra Luciana Santos, do MCTI.

Promovida pelo Cemaden, que é uma unidade de pesquisa do MCTI com sede em São José dos Campos, por meio do programa Cemaden Educação, a 7ª edição da Campanha AprenderParaPrevenir conta com a parceria de cinco ministérios e instituições de atuação nacional, todos voltados à prevenção e redução dos impactos das mudanças climáticas.

Com a ampliação das parcerias, a campanha do Cemaden tem a perspectiva de aprofundar a interlocução com a sociedade, ampliando as ações de educação, ciência, cidadania, sustentabilidade e resiliência para a redução dos riscos de desastres. O programa Cemaden Educação utiliza estratégias educacionais participativas na construção de conhecimentos e intervenções transformadoras.

O Cemaden, desde 2011, monitora, emite alertas e pesquisas na área geo-hidrometeorológicas, como ocorrências de deslizamento de encostas, enxurradas, inundações e secas, em 1.038 municípios brasileiros mapeados com áreas de riscos geo-hidrológicos.

A campanha acontece desde 2016, em referência ao Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres (13 de outubro). A iniciativa busca mobilizar comunidades na construção de conhecimentos e intervenções de Educação em Redução de Riscos de Desastres.

Durante o período da realização da campanha (julho a outubro de 2023), serão realizados webinários,  palestras, informações  e discussões, nas diversas abordagens sobre o tema, promovidos pelo Cemaden Educação juntamente com cada instituição parceira. A programação e datas serão divulgadas com antecedência.

Nesta quarta, também ocorrerá o lançamento do novo site do programa Cemaden Educação e do livro “Educação em clima de riscos de desastres”, realizado por pesquisadores do Cemaden Educação e do Projeto Ciência na Escola.

No encerramento, será mostrado um vídeo do Cemaden Educação com orientações sobre as inscrições na campanha AprenderParaPrevenir 2023, com a temática “Clima de desastres: tempo de agir!”. O evento será finalizado com apresentação musical da Escola Nacional de Música.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.