ANTONIA MARIA

Diferenças entre gerações: desafio no processo de sucessão

Por Antonia Maria Zogaeb |
| Tempo de leitura: 3 min

A gestão empresarial é uma tarefa complexa que envolve diversos aspectos, desde a administração financeira até a liderança de equipes. Um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores é a harmonização das diferenças entre as gerações que compõem o quadro de colaboradores da empresa. A geração Baby Boomer (nascidos entre 1946 e 1964), a Geração X (nascidos entre 1965 e 1979), a Geração Y (nascidos entre 1980 e 1994) e a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) possuem valores, comportamentos e formas de trabalho distintas, o que pode gerar conflitos e prejudicar a produtividade e o ambiente de trabalho. Empresas familiares ou grandes corporações enfrentam constantemente o desafio de manter um clima de harmonia quando o assunto é diferença de gerações.

Nesse contexto, a sucessão empresarial é um momento crucial para a harmonização das diferenças entre as gerações. A transição do poder de uma geração para outra é delicada, pois as visões e estratégias de gestão podem ser muito diferentes. É fundamental que o processo de sucessão seja conduzido de forma planejada e estruturada, levando em consideração as características de cada geração. Para resolver esses problemas é necessário um esforço conjunto para promover a integração, respeito e engajamento entre as gerações. Um dos primeiros passos da gestão empresarial para equilibrar as disparidades é aplicar a ferramenta de mapeamento do perfil comportamental dos líderes e dos colaboradores.

De acordo com Alessandro Galvão, sócio da consultoria AGV Gestão, essa ferramenta tem alto índice de assertividade adaptada à cultura do Brasil. Ela ajuda a identificar características comportamentais com índice de acerto de 97%, além de permitir analisar dados sobre competências, energia para o trabalho, estilo de liderança ideal para o colaborador, entre outros aspectos que afetam a condução do negócio. Galvão frisa que nos projetos de consultoria há a valorização da “Gestão da Mudança” que remonta à conexão entre gerações. Uma liderança participativa, que incentiva o diálogo e a colaboração entre as pessoas em suas diferentes etapas de vida, estimula o aprendizado contínuo.

Tecnologia a favor

É importante que a empresa invista em capacitação e desenvolvimento de habilidades para as diferentes gerações. A Geração Z, por exemplo, é conhecida pela facilidade com que lida com a tecnologia, enquanto a Geração Baby Boomer tem mais experiência sobre o mercado e os clientes. Ao promover a troca de conhecimentos, a empresa pode criar um ambiente colaborativo e inovador. “O comportamento de consumo mudou e com ele a utilização de tecnologia nos processos comerciais com automação e robotização já é uma realidade. A união dos colaboradores de todas as faixas etárias na busca pela melhoria da empresa abre caminhos e gera valor”, alerta. Compreender a cultura e o clima organizacional são fatores essenciais para o sucesso da empresa e, por isso, devem ser constantemente avaliados para que aumente o engajamento dos colaboradores. Nos projetos de consultoria desenvolvidos pela AGV Gestão aplica-se um arsenal de ferramentas e melhores práticas para diagnosticar a situação atual.

Uma destas técnicas para mediação de conflito é a constelação sistêmica, que ajuda a identificar como funciona a questão da hierarquia, o equilíbrio entre a relação “dar” e “receber” entre empresa-colaborador e vice-versa, além de entender o senso de pertencimento à instituição. Outro serviço da AGV Gestão focado em empresas familiares é sistematizar o processo de sucessão. Inibir conflitos e aproveitar o que cada um faz de melhor na engrenagem é um dos papeis da consultoria. “Quem vai assumir a direção do negócio tem que passar por um programa de treinamento que prepara o futuro gestor para continuar o percurso do caminho da forma mais promissora possível”, conclui.

Alessandro Galvão, sócio diretor da AGV Gestão

Adriano Galvão, sócio da AGV Gestão

Alessandro Pereira, sócio da AGV Gestão

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