MÚSICA

Beatles na era da Inteligência Artificial

Por Marcos Eduardo Carvalho | 17/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

A Inteligência Artificial chegou e, ao que parece, veio para ficar. Então, essa tecnologia que permite a criação de textos e até vozes, sem participação humana, também chegou à maior banda de rock de todos os tempos. Isso porque os Beatles, que se desfizeram em 1970, vão lançar uma música inédita com esse recurso e ainda usando a voz de John Lennon.

O icônico integrante da banda de Liverpool morreu no dia 8 de dezembro de 1980, em Nova York, após ser baleado por um fanático religioso. E quem revelou a novidade da música foi Paul McCartiney, baixista e vocalista dos Beatles. 

Então, a Inteligência Artificial vai usar a voz original de Lennon para gravar essa música que ainda não teve o nome revelado. Entretanto, nos bastidores, a especulação é de que essa música seja ‘Now and Then’, composta pelo artista em 1978, dois anos antes de morrer.

Inclusive, o demo de uma outra música foi entregue aos produtores pela viúva do cantor, Yoko Ono. E, com isso, foi possível extrair a voz dele para a gravação dessa música ainda inédita.

Aliás, em 1980, meses antes de morreu, John Lennon gravou várias músicas com um piano, em sua casa. E esse demo ficou guardado por alguns anos. Em 1995, se cogitou a gravação dessa música, uma das muitas inéditas de um dos membros dos Beatles, mas não virou.

“Nós conseguimos captar a voz de John e torná-la pura, por meio da inteligência artificial. Então, mixamos a gravação como faríamos normalmente. Isso dá algum tipo de margem de manobra”, disse Paul McCartney, em entrevista à emissora britânica BBC. A data do lançamento da música ainda não foi divulgado e definido.

“Eu não fico muito na internet, mas as pessoas vão me dizer: 'Ah, sim, tem uma faixa em que John está cantando uma das minhas músicas', e é só IA, sabe? É meio assustador, mas empolgante, porque é o futuro. Teremos apenas que ver aonde isso leva" , disse Paul.

Documentário

No documentário "Get Back", disponível na Disney+, o editor Emile de la Rey chegou a separar cada voz individual dos músicos com o uso da Inteligência Artificial. Esse documentário vem fazendo bastante sucesso entre os fãs da banda de rock. 

Atualmente, além de Paul, com 81 anos, outro ex-Beatle ainda vivo é Ringo Starr, de 82 anos, o baterista da banda. Após Lennon ser assassinado em 1980, George Harrison morreu em 2001, em novembro, vítima de câncer. Antes, em 1999, também sofreu um ataque a faca e se salvou por pouco.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.