MEIO AMBIENTE

Vigilância sanitária de Ubatuba retira centenas de pneus descartados de forma irregular

Por João Vítor Trindade | Da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
PMU
Servidores da Vigilância em Saúde encontraram pneus descartados de forma inadequada
Servidores da Vigilância em Saúde encontraram pneus descartados de forma inadequada

Uma ação da vigilância em saúde de Ubatuba retirou aproximadamente 750 pneus que estavam jogados de forma irregular no mangue, às margens do Rio Indaiá, próximo à Praia do Perequê-Açu. A iniciativa ocorreu na quinta-feira (8) e contou com a participação de Agentes de Controle de Endemias, Fiscais de Saúde Pública da Vigilância Ambiental, profissionais da Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Ubatuba) e voluntários do Grupo Tamoio.

Um barco e um caminhão foram utilizadas para remover o entulho. De acordo com o coordenador do setor de Endemias, Jorge Dantas, a ação foi realizada após uma denúncia anônima. Apesar da dificuldade de acesso à área do mangue, os servidores da Vigilância em Saúde conseguiram localizar o local exato onde os pneus foram descartados de forma inadequada.

Além dos danos causados ao meio ambiente, a presença dos pneus no mangue representa um sério risco à saúde pública. Eles podem se tornar criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela. A Vigilância em Saúde realizou uma análise do material retirado e aplicou inseticida residual para evitar a proliferação de larvas do mosquito.

Comentários

Comentários