Uma ação da vigilância em saúde de Ubatuba retirou aproximadamente 750 pneus que estavam jogados de forma irregular no mangue, às margens do Rio Indaiá, próximo à Praia do Perequê-Açu. A iniciativa ocorreu na quinta-feira (8) e contou com a participação de Agentes de Controle de Endemias, Fiscais de Saúde Pública da Vigilância Ambiental, profissionais da Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Ubatuba) e voluntários do Grupo Tamoio.
Um barco e um caminhão foram utilizadas para remover o entulho. De acordo com o coordenador do setor de Endemias, Jorge Dantas, a ação foi realizada após uma denúncia anônima. Apesar da dificuldade de acesso à área do mangue, os servidores da Vigilância em Saúde conseguiram localizar o local exato onde os pneus foram descartados de forma inadequada.
Além dos danos causados ao meio ambiente, a presença dos pneus no mangue representa um sério risco à saúde pública. Eles podem se tornar criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela. A Vigilância em Saúde realizou uma análise do material retirado e aplicou inseticida residual para evitar a proliferação de larvas do mosquito.