EDUCAÇÃO

Enem abre inscrições na próxima segunda-feira (5)

O valor da inscrição é R$ 85 e pode ser pago até 21 de junho

Por Gabriel Moreira | 02/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Agência Brasil

As provas do Enem 2023 ocorrerão nos dias 5 e 12 de novembro
As provas do Enem 2023 ocorrerão nos dias 5 e 12 de novembro

As inscrições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira (5). O valor da inscrição é R$ 85 e pode ser pago até 21 de junho, quando se encerra o prazo das inscrições. As provas ocorrerão nos dias 5 e 12 de novembro.

Para se inscrever, o aluno deverá acessar o site oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), informando o CPF, RG, data de nascimento, endereço de residência e demais informações necessárias, além de preencher um questionário socioeconômico e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

A taxa do Enem 2023 destina-se ao participante que não solicitou ou não obteve a isenção e deve ser paga por meio da GRU (Guia de Recolhimento de Receita da União).

Os candidatos que necessitam de Atendimento Especializado ou receber Tratamento pelo Nome Social devem fazer a solicitação através da Página do Participante do Enem 2023, entre os dias 5 e 16 de junho.

O Atendimento Especializado é destinado a pessoas com deficiência ou condição especial, garantindo recursos de acessibilidade necessários para a realização da prova. Já o Tratamento pelo Nome Social é destinado aos candidatos transgêneros e travestis, que podem optar por serem identificados pelo nome social durante a aplicação do exame.

O exame será aplicado em duas etapas. A primeira prova no dia 5 de novembro terá questões das matérias de humanas, como português, história, geografia, filosofia e sociologia. E a segunda prova será realizada no dia 12 de novembro, com questões das matérias de exatas e biológicas, como matemática, física, química e biologia.

O Enem é utilizado por instituições de ensino públicas e privadas para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos como o SISU (Sistema de Seleção Unificado)e o PROUNI (Programa Universidade Para Todos), além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), que é destinado ao financiamento da graduação em universidades particulares, em que quando concluída, o estudante beneficiário terá de pagar as dívidas.

De acordo com os dados liberados pelo Inep, as cidades do Vale do Paraíba tiveram a seguinte adesão ao Enem em 2022:

Aparecida: 105

Caçapava: 272

Cachoeira Paulista: 100

Campos do Jordão: 160

Caraguatatuba: 373

Cruzeiro 239

Guaratinguetá 318

Ilhabela 62

Jacareí 869

Lorena 284

Pindamonhangaba 419

São José dos Campos 2462

São Sebastião 242

Taubaté 961

Ubatuba 231

 As cidades não citadas não tiveram adesão ao exame no ano de 2022.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.