EDUCAÇÃO

ITA abre nesta quinta as inscrições para o vestibular 2024

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Vestibular do ITA é um dos mais concorridos do Brasil
Vestibular do ITA é um dos mais concorridos do Brasil

As inscrições para o vestibular do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos, estão abertas a partir desta quinta-feira (1º) e seguem até 15 de julho.

Para este concurso, serão disponibilizadas 150 vagas no total. Entre elas, 114 para alunos da reserva (civis) e 36 para alunos da ativa (que desejam seguir a carreira militar).

Para se inscrever, o candidato deve acessar a página oficial da instituição - www.vestibular.ita.br, preencher o requerimento de inscrição para o Concurso de Admissão ao ITA 2024 e recolher taxa no valor de R$ 195. Os prazos para pedido de isenção da taxa se encerraram no dia 20 de maio.

PRÉ-REQUISITOS

Podem participar do vestibular do ITA jovens de ambos os sexos, brasileiros, com idade de até 23 anos até 31 de dezembro de 2023, que tenham concluído ou estão em fase de conclusão do Ensino Médio em 2023 - ano do processo seletivo.

Alunos que ainda estiverem cursando o 1° e 2° anos do Ensino Médio poderão se inscrever no processo seletivo do ITA na modalidade de treineiro e poderão participar das duas primeiras fases.

O Vestibular ITA será realizado em três etapas. As duas primeiras fases compreendem os exames de escolaridade e a terceira é a inspeção de saúde.

Qualquer candidato que for aprovado no exame de escolaridade (1ª e 2ª fases) e for convocado para a inspeção de saúde (3ª fase), caso seja reprovado nessa fase final, poderá solicitar a autorização do Comandante da Aeronáutica para receber dispensa do Curso de Preparação de Oficiais da Reserva e cursar o ITA na condição de aluno civil.

O candidato nessa condição será avaliado por uma equipe multidisciplinar que vai analisar o caso -- com vistas ao projeto pedagógico do ITA – para validar ou não as condições do candidato diante das exigências, para o cumprimento de todas as atividades escolares da instituição. A decisão final sobre a dispensa do curso de preparação cabe ao Comandante da Aeronáutica.

Comentários

Comentários