GOVERNO

‘Temos interesses políticos em construir uma nova geopolítica’, disse Lula na China

Presidente brasileiro disse que interesses do país com a China não são 'apenas comerciais'

Por Xandu Alves | 07/05/2023 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos

Divulgação

Durante a recente viagem à China, em abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a relação com o país asiático não é “apenas comercial”, mas envolve pretensões políticas em mudar as regras da governança global.

“Os nossos interesses na relação com a China não são apenas comerciais. Temos interesses políticos e nós temos interesses em construir uma nova geopolítica para que a gente possa mudar a governança mundial dando mais representatividade às Nações Unidas", disse Lula na China.

Nas entrelinhas, analistas viram um recado aos Estados Unidos e à Europa, normalmente percebidos como o país e o continente que mais se beneficiam da atual estrutura de poder mundial. Lula defendeu a cooperação com países em desenvolvimento.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.