PROTESTO

Vídeo: Funcionários da Avibras bloqueiam rodovia dos Tamoios durante protesto em Jacareí

Por Poliana Vitorino | Jacareí
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/ Sindmetal
Manifestação aconteceu na manhã de hoje (26), com trabalhadores organizados pelo Sindicato
Manifestação aconteceu na manhã de hoje (26), com trabalhadores organizados pelo Sindicato

Os funcionários da Avibras bloquearam a rodovia dos Tamoios durante protesto na manhã desta quarta-feira (26) em Jacareí. De acordo com o Sindmetal (Sindicato dos Metalúrgicos), cerca de 50 manifestantes estiverem na passeata contra atrasos salariais e pela estatização da fábrica.

Os trabalhadores caminharam do km 12 ao 14 na pista sentido Litoral Norte, encerrando o protesto na porta da empresa. Eles gritavam "João Brasil, seu caloteiro, cadê o meu dinheiro?", em referência ao proprietário da Avibras, João Brasil Carvalho Leite. Segundo o sindicato, os metalúrgicos estão em greve desde o dia 9 de setembro de 2022 por falta de pagamento dos salários. Uma assembleia deve acontecer nesta quinta-feira (27), para que a empresa apresente um plano de pagamento de dívidas.

O sindicato defende ainda a estatização da Avibras como único caminho para manter a empresa a serviço do Brasil. Em março, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), solicitando reunião para que seja discutido o futuro da fábrica e dos trabalhadores. Ainda não houve retorno.

A Avibras, está em recuperação judicial. É a terceira vez em sua história que passa por esse processo. Nos últimos meses, a direção da empresa vem dando sinais de que poderá vender parte do seu controle acionário.

Procurada pela reportagem de OVALE, a Avibras afirma está empenhada em garantir a sua recuperação com várias iniciativas em andamento e permanece confiante na retomada dos negócios em breve. Sobre a questão salarial, a empresa diz que aplica todos os esforços para obter os recursos e regularizar a situação salarial de seus colaboradores. A organização garante ainda que medida que houver a entrada de recursos no caixa da empresa, a prioridade será o pagamento dos salários atrasados.

Comentários

Comentários