PESQUISA

84% dos consumidores de São José vão às compras na Páscoa, mostra pesquisa ACI/Unitau

Levantamento revela que maioria prevê gastar mais do que no ano passado

Por Da redação | 04/04/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Supermercado: local de compra preferido para 33,3% dos entrevistados
Supermercado: local de compra preferido para 33,3% dos entrevistados

Boa notícia para o comércio de São José dos Campos: 84% dos consumidores da cidade vão às compras nesta Páscoa, prevendo gastar mais do que no ano passado. O campeão de vendas é o ovo de Páscoa.

É o que revela pesquisa de comportamento do consumidor feita pela ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José em parceria com a Unitau (Universidade de Taubaté), por meio do Nupes (Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais).

O levantamento foi realizado entre 24 e 28 de março, em locais de grande concentração de consumidores na cidade, como a praça Afonso Pena, Calçadão da Rua 7 e os shoppings Centro, CenterVale, ValeSul, Oriente e Colinas. Este ano, a Páscoa será festejada em 9 de abril, no próximo domingo.

Os números da pesquisa são positivos: mostram que 84 em cada 100 consumidores de São José vão às compras neste período. Dos 16% que não farão compras, a maioria disse não ter apego à tradição.

A maior parte dos entrevistados informou que os ovos de Páscoa estão no topo da lista de compras: 61,1% das citações.

Em seguida surgem bacalhau, peixes e crustáceos para o almoço de domingo, com 9,3% das citações, empatados com pequenas lembranças relativas à data.

Viajar foi descartado pelo consumidor de São José, com 31,5% preferindo escolher outro programa por conta do preço.

O levantamento ainda traz informações positivas para o comércio e para o pequeno empreendedor: 35,2% dos que pretendem comprar ovos de chocolate escolherão marcas tradicionais do mercado, enquanto 24,1% vão optar por marcas caseiras, o que garante espaço de crescimento para os pequenos negócios e até negócios caseiros, na avaliação da ACI.

Outros 20,4% dos consumidores vão optar por marcas mais baratas. Mas a grande maioria (65,9%) admite que vai gastar mais que o ano passado.

COMPRAS

A pesquisa ACI/Unitau demonstra que o tíquete-médio da Páscoa deve ficar de R$ 100 a R$ 200 para 35,2% dos consumidores da cidade, seguido de perto por aqueles que pretendem gastar um pouco menos -- 25,9% dos entrevistados disseram que a média deve ficar de R$ 50 a R$ 100.

A forma de pagamento preferida pela maioria é à vista (84,3%) e em dinheiro (37,25%), seguida do cartão de débito (25,49%) e do Pix (21,57%).

O local de compra preferido é o supermercado (33,3%) e o centro da cidade (20,4%). O preço é fator decisivo para a escolha da maioria dos consumidores (53,7%), que vai às compras porque quer presentear uma pessoa querida que gosta de chocolates (48,1%).

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.