FRAN GALVÃO

Linho amassa ou seriam apenas marcas de expressão de um dia elegante?

Por Fran Galvão | Consultora de Imagem e estilo
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
 Linho amassa ou seriam apenas marcas de expressão de um dia elegante?
Linho amassa ou seriam apenas marcas de expressão de um dia elegante?

Esses dias conversando com uma cliente ela me disse que adora peças em linho, que acha chique, elegante, ideal para esse calor, mas que se sente - no final do dia quando usa alguma peça neste tecido - uma verdadeira “uva-passa”, ou como diria minha avó “parece que dormiu em uma garrafa”. 

Então quero iniciar essa coluna propondo que normalizemos que linho amassa e está tudo bem!  Justamente, por ser um tecido natural e com fibras mais fortes, esse efeito amassado é uma característica natural do tecido, que merece ser valorizada e traz toda a elegância que ele merece.

O tecido tem uma história interessante, desde o seu processo em que o caule de uma planta é transformado em fios maravilhosos e de qualidade, até já tendo sido usado para confeccionar velas de embarcações, para mumificação e até para o manto que cobriu Jesus. Outro ponto interessante é a durabilidade do tecido, cerca de 27 vezes mais do que o algodão, considerando aqui não só o tempo que irá durar, mas também quanto sua resistência ao calor, lavagem, tintura e diversos outros processos até chegar ao nosso guarda-roupa.

Trazendo para o momento atual, com as temperaturas cada vez mais elevadas, é natural que façamos uma busca por peças frescas, em materiais que tenham um bom caimento, qualidade, transmita elegância e sejam confortáveis, e honestamente, a primeira opção que me vem à cabeça, são as peças em linho.

Pensando no linho dentro da imagem transmitida, é preciso desmistificar qualquer associação a um guarda-roupa formal e tradicional. É verdade que o tecido naturalmente tem um caimento mais estruturado e uma elegância em si, mas é possível atualmente encontrarmos diversas opções que atendam todos os estilos. Por exemplo, um shortinho jeans com uma t-shirt transmitirá uma casualidade, mas um shortinho em linho com a mesma t-shirt, manterá essa casualidade, mas com aquela pitada extra de quem sabe escolher suas peças. Outro bom exemplo, são os conjuntos em linho, que assim como o blazer em linho, trazem um equilíbrio perfeito entre o tradicional e o despojado.

Peças únicas como vestidos e macacões em linho também são ótimas apostas para aquela preguiça fashion – quando você precisa e quer estar bem arrumada, mas está sem criatividade ou animo para isso.

Comentários

Comentários