CLIMA

Caraguatatuba vive caos por causa da chuva e carros ficam submersos em Martim de Sá

Por Marcos Eduardo Carvalho | Caraguatatuba
| Tempo de leitura: 3 min
OVALE
Reprodução
Veículos submersos em Caraguatatuba
Veículos submersos em Caraguatatuba

Caraguatatuba vive um final de semana de caos em vários bairros da cidade por conta das fortes chuvas registradas, principalmente na noite deste sábado (19). Em Martin de Sá, na região central e tradicional ponto de encontro de turistas e badalação, carros ficaram praticamente submersos em algumas ruas.

Além disso, vídeos gravados por moradores mostram ruas alagadas em outros bairros, como o Getuba e também o Massaguaçu. No Getuba, a água formou uma correnteza. Várias vias estão interditadas.

Ainda não há informação de famílias desalojadas ou de vítimas por conta da chuva. O fato é que a cidade registrou muitos problemas.

Na Rodovia dos Tamoios, que liga São José dos Campos a Caraguatatuba, a serra antiga está totalmente interditada nesta manhã.

Enquanto isso, segundo a Concessionária Tamoios, a Serra Nova está operando em comboio com pare & siga sentido litoral e sentido São José dos Campos.

A Prefeitura de Caraguatatuba confirmou que a cidade se encontra em estado de atenção. Em 12 horas, 232mm de chuva foram registrados.

No momento, 15 pessoas estão desabrigadas e 44 estão desalojadas. As desalojadas retratam indivíduos que foram para casa de parentes e/ou amigos, enquanto os desabrigados não têm para onde ir.

A Defesa Civil atende várias ocorrências para estabilizar a situação no município. Em alguns lugares, o sistema de abastecimento d'água opera com dificuldades.

As festividades do Carnaval 2023 deste domingo (19) estão adiadas.

"Defesa Civil coloca Caraguatatuba em estado de atenção; choveu 232 mm em 12 horas.

Caraguatatuba está em Estado de Atenção desde a madrugada deste domingo (19) devidos às fortes chuvas que caíram na cidade. Em apenas 12 horas o acumulado registrado foi de 232 milímetros de água, o equivalente a 232 litros por metro quadrado. Até o momento, a Prefeitura está com 15 pessoas acolhidas e 44 desalojadas que foram para casa de parentes.

Conforme a Defesa Civil, nas últimas 72 horas, o volume de chuvas foi de 250 mm, sendo a média climatológica para todo o mês de fevereiro de 287,4 mm.

Toda a equipe da Prefeitura que compõe o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) está em atendimento seja com remoção de famílias em áreas alagadas ou em suporte àquelas já removidas.

Até o momento houve atendimento nos bairros da região Norte, Centro-Norte, Sul, além do bairro Rio do Ouro.

A Sabesp informa que todo sistema de água está em funcionamento com volume reduzido. Especificamente no bairro Rio do Ouro onde a chuva prejudicou o sistema de água, há um caminhão à disposição para ajudar no que precisar.

A Concessionária Tamoios emitiu nota que atualmente a Serra Antiga que faz descida para o Litoral está fechada. A Serra Nova opera em sistema de comboio com pare e siga sentido Litoral e Vale do Paraíba.

A Prefeitura de Caraguatatuba esclarece que as festividades de Carnaval deste domingo (19) estão adiadas.

O prefeito Aguilar Junior está nas ruas onde acompanha os atendimentos nos locais mais atingidos. Ainda nesta manhã recebeu ligação do Governo do Estado, através do Secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab que colocou toda estrutura do Estado à disposição do município".

Comentários

Comentários