OPINIÃO

O favoritismo embala o governo Anderson

Por Marcos Meirelles | 17/02/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Jornalista
OVALE

Gilberto Freitas/Divulgação

O favoritismo embala o governo Anderson
O favoritismo embala o governo Anderson

Nas redes sociais, ao contrário de seu padrinho, o prefeito de São José, Anderson Farias, é quase uma nulidade. Não existe, aparentemente, preocupação com a criação de uma marca de governo ou com um estilo de governar.

Anderson aparece tão somente como o sucessor de Felício Ramuth e aquele que foi ungido pelo atual vice-governador para levar adiante seu projeto de gestão em São José.

Há até episódios bisonhos, como uma postagem em que Anderson e a primeira-dama, Sheila Farias, aparecem com feições enfadonhas e olhares de poucos amigos em uma reunião do secretariado.

É como se todos se conformassem com a ideia de que, onde não há possibilidade de dominação carismática, na concepção clássica de Max Weber, é melhor deixar o barco navegar.

O contraditório deste cenário é que quase nada disso importa em relação à sucessão municipal de 2024.

Anderson é favoritíssimo à reeleição, seja pela gigantesca força da máquina, seja pelo respaldo decisivo de Felício, seja pela ausência de uma oposição consistente.

É como se o atual prefeito já estivesse pronto para ganhar por W.O., sem necessidade de entrar em campo e competir. E talvez seja essa, exatamente, a razão indireta deste aparente desleixo com a construção de uma marca de governo.

Do ponto de vista das necessidades da população da cidade, é mais uma oportunidade perdida. Anderson viu o cavalo encilhado passar, fez montaria e agora se deixa levar.

Talvez o prefeito deva refletir um pouco mais sobre a trajetória de seu padrinho político.

Goste-se ou não de seu estilo, Felício Ramuth atropelou lideranças tucanas fossilizadas de São José e pavimentou um caminho que nenhum deles ousou arriscar, embora as oportunidades houvessem surgido.

O PSDB, como partido, morreu em São José. Pode-se atribuir sua morte política a Felício, mas isso hoje é assunto que interessa a meia dúzia de saudosistas no Parque Vicentina Aranha.

O eleitor médio joseense, aquele que bateu palmas para a aliança entre Felício e o bolsonarista Tarcísio de Freitas, acredita que o mal maior para São Paulo, o risco de uma vitória do PT, foi novamente afastado. Esse é, na realidade, o leitmotiv político do interior paulista. E essa vai ser a linha-mestra da campanha à reeleição de Anderson, à sombra de um país eternamente polarizado entre bolsonaristas e petistas.

O que isso significa, em termos de campanhas eleitorais e de planos de governo? Significa que as soluções efetivas para os problemas reais da população estarão sempre em segundo plano, contaminadas pela ideologização.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • MARIA RITA DE CASSIA SINGULANO
    22/02/2023
    Nao sei quem vc é,mas estou na política a muito tempo pra saber que de política vc nao entesde nada.