OPINIÃO

Nossa missão é servir e proteger a população de São José

Por Bruno Henrique dos Santos | 17/02/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Secretário de Proteção ao Cidadão

Claudio Vieira/PMSJC

Nossa missão é servir e proteger a população de São José
Nossa missão é servir e proteger a população de São José

Começamos o ano de 2023 com as melhores perspectivas para que São José dos Campos seja uma cidade cada vez melhor, com ainda mais qualidade de vida. Essa é a nossa missão, prestar o melhor serviço para o cidadão joseense.

E como qualidade de vida está ligada com segurança, neste ano a Prefeitura de São José dos Campos vai continuar investindo em várias frentes, entre elas a ampliação do efetivo da Guarda Civil Municipal e a construção da nova sede da GCM, que fazem parte do Plano de Gestão da administração.

A seleção será feita por meio de concurso público, com a expectativa da publicação do edital para março. Hoje a GCM tem cerca de 400 agentes --homens e mulheres-- dedicados a servir a população, 160 deles contratados na atual gestão.

A obra da nova sede está em pleno vapor e será equipada com academia de formação, refeitório, salas de audiência virtual, corregedoria, sala de gerenciamento de crise, alojamentos e estande virtual de tiro. Os nossos guardas receberão novos e mais armamentos e a frota de carros elétricos está sendo renovada.

A GCM é aprovada pela população e tem um dos melhores índices de avaliação entre as cidades de grande porte do Estado. Ela está 24 horas nas ruas em operações de segurança, ordenamento urbano, coibindo vandalismo e perturbação do sossego. É considerada uma das mais modernas e capacitadas guardas do Brasil.

A melhoria da segurança em São José é um diferencial na região e no Estado, com investimentos robustos feitos pela Prefeitura em pessoal, estrutura e principalmente tecnologia. Os resultados comprovam que a cidade está no caminho certo, com a redução significativa dos principais indicadores criminais.

Nossa segurança high tech vai avançar ainda mais em 2023, com a ampliação das câmeras de monitoramento e portais de leitura de placas, reconhecimento facial e também com o Óculos de Inteligência Artificial para ser usado pelos agentes nas ruas, fornecer e receber informações em tempo real.

A ferramenta estará integrada ao CSI (Centro de Segurança e Inteligência) por meio de câmeras instaladas nos óculos capazes de fazer reconhecimento facial, ler placas e executar várias outras funções. É um investimento na mais alta tecnologia, que vai agregar valores ao trabalho diário de todas as forças de segurança da Cidade.

A Prefeitura tem muitos projetos para serem executados para alavancar ainda mais a segurança em nossa cidade. Seguimos empenhados na melhoria contínua da nossa missão de servir e proteger a população de São José dos Campos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.