AVIAÇÃO

Ícone da aviação regional, Bandeirante da Embraer completa 50 anos em operação

Entrada em serviço do modelo ocorreu em 9 de fevereiro de 1973; veja vídeo da Embraer sobre a aeronave

Por Da redação | 14/02/2023 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos

Divulgação / Embraer

Avião EMB 110 Bandeirante na pista em São José dos Campos
Avião EMB 110 Bandeirante na pista em São José dos Campos

Ícone da aviação regional e precursor da moderna indústria aeronáutica brasileira, o avião EMB 110 Bandeirante completa 50 anos de operação.

A entrada em serviço do modelo ocorreu em 9 de fevereiro de 1973, quando a primeira aeronave foi entregue à FAB (Força Aérea Brasileira), em cerimônia realizada na fábrica da Embraer, em São José dos Campos.

Na época, a entrega simbolizou a concretização de uma visão estratégica de transformar ciência e tecnologia em atividade industrial de alto valor agregado no Brasil.

“O Bandeirante simboliza um grande marco para a aviação brasileira. Nascido dos sonhos de visionários como Ozires Silva, teve papel fundamental na integração do Brasil e, ano a ano, se mostrou um bimotor versátil, seguro e capaz de operar em todas as regiões do nosso imenso país”, disse o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno.

“Esse modelo exprime muito mais do que apenas uma aeronave que vem sendo utilizada com pleno êxito pela Força Aérea Brasileira há 50 anos. Ele representa uma parceria vitoriosa que fez nascer a maior empresa da nossa indústria aeronáutica, motivo de orgulho para todos os brasileiros.”

Segundo Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer, o Bandeirante foi o início da cooperação estratégica entre a empresa e a FAB.

“O avião foi um marco para o desenvolvimento da aviação regional no mundo todo e o primeiro sucesso comercial da indústria aeronáutica brasileira no exterior. Robusto e versátil, fruto de um projeto inovador para a época, o Bandeirante foi produzido em versões para uso civil e militar e nos enche de orgulho saber que muitos exemplares continuam em operação até hoje.”

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.