JÚLIA MARI

Por que o design de interiores sustentável é importante?

Já parou para pensar o quanto tempo de nossas vidas passamos dentro da nossa casa? Esse ambiente não deveria operar apenas para nosso bem-estar, mas também para o do planeta

Por Júlia Mari | 03/02/2023 | Tempo de leitura: 4 min

Reprodução

Descubra o que é design de interiores e o porquê dele ser importante
Descubra o que é design de interiores e o porquê dele ser importante

Pesquisando sobre design sustentável percebi que infelizmente, em pleno 2023 ele é considerado um subconjunto de nicho do design de interiores. Ou melhor, uma área de especialização na qual alguns profissionais se especializam enquanto outros não. Em vez disso, o que o design de interiores sustentável deve ser é uma linha de base, ou melhor, uma estrutura, a partir da qual todos os arquitetos e designers de interiores praticam para criar uma casa bonita, funcional e segura para você, sua família e o meio ambiente, sendo este último pouco percebido como importante na hora de construir.

Então, vamos descobrir o que exatamente é design de interiores sustentável e por que isso importa?

O design de interiores sustentável “busca reduzir os impactos negativos sobre o meio ambiente, a saúde e o conforto das pessoas, melhorando assim o desempenho do edifício. Os objetivos básicos da sustentabilidade são reduzir o consumo de recursos não renováveis, minimizar o desperdício e criar ambientes saudáveis e produtivos.”

Resumindo, o design de interiores sustentável é sobre criar conscientemente uma casa focada em:

- Conservação + Proteção de Recursos;

- Redução de resíduos;

- Saúde ambiental + Saúde humana.

Por que o design de interiores sustentável é importante?

Já parou para pensar o quanto tempo de nossas vidas passamos dentro da nossa casa? Perceber que comemos, dormimos, respiramos e que as interações que estamos tendo são principalmente ‘’confinadas’’ a um ambiente que foi criado para nós - esse ambiente não deveria funcionar não apenas para melhorar nosso bem-estar, mas também abordar os impactos e preocupações fora de nossa casa também. Isso significa que o papel que o design de interiores desempenha em nossas casas é incrivelmente significativo, mais do que a gente imagina. Devemos, não apenas nós arquitetos e designer de interiores, mas qualquer ser humano, ter consciência de que cada decisão que tomamos deixa uma marca na Mãe Natureza.

“Estude a Natureza, ame a Natureza, fique perto da Natureza. Nunca falhará com você. - Frank Lloyd

O design biofílico - temática bem popular nos dias de hoje, não é simplesmente uma ferramenta inovadora que nos fornece uma maneira de sermos mais eficientes, produtivos ou criativos. É um nível de consciência que é envolvido e incorporado a cada decisão tomada. É algo em que você se inclina de forma prazerosa ao construir, projetar, mobiliar e estilizar toda casa, porque é importante. E porque quando bem feito, tem efeitos profundos, significativos e verdadeiramente transformadores na nossa saúde e bem-estar.

Impacto na saúde dos ambientes.

Um arquiteto ou designer de interiores desempenha um papel importante na seleção de materiais, eletrodomésticos e acessórios para sua casa que sejam produtos com potencial de eficiência energética e água. De itens como eletrodomésticos a luminárias, o uso de peças sustentáveis e eficientes contribui positivamente para diminuir o impacto negativo que nossas casas causam no meio ambiente.

Temperatura.

Considerando a quantidade de luz natural, como onde as janelas e portas são colocadas e quanta luz pode ser filtrada pelas coberturas das janelas, desempenha um papel importante na manutenção de uma temperatura interna consistente. E gente, posso garantir que isso faz toda a diferença em uma casa.

Iluminação.

Surpreendentemente, até mesmo a pintura ou o esquema de cores presente em toda a sua casa pode contribuir para diminuir a dependência da sua casa da luz artificial, o que, por sua vez, reduz o uso geral de energia.

Materiais.

O impacto ambiental dos materiais e produtos desde a fabricação, durante seu uso e como pode ser descartado quando não for mais necessário é uma grande parte do design de interiores sustentável. A avaliação do ciclo de vida de um produto, pode ajudar os profissionais a entender e avaliar o impacto de um material ou produto no meio ambiente.

Se fosse para resumir todo esse tema, eu diria que o design de interiores sustentável deve ser os princípios básicos para criar uma casa da qual você nunca mais vai querer sair.

Projetar uma casa na qual você não apenas viverá, mas uma casa intencionalmente projetada para ser tudo de que sua família precisa e nada mais – agora esse é o melhor investimento de amor! É também um investimento de tempo. Um investimento em energia. E um investimento financeiro.

Nossas casas devem nos representar. Eles devem incorporar as coisas que valorizamos e o que acreditamos. Que provavelmente vão mudar com o tempo; porque a vida acontece, né? Em outras palavras, o que você realmente quer não é móveis baratos que pareçam bonitos ou uma solução de design rápida e fácil, mas sim uma casa que você, ame, valorize e respeite.  É isso, eu quis escrever sobre a importância da sustentabilidade depois de ler alguns artigos e me senti na obrigação falar sobre também. Se tiverem interesse, venham conversar comigo no meu Instagram @arqjuliamari, tenho certeza que podemos transformar sua casa em um ambiente mais sustentável e cheio de significados. Espero que tenham gostado da leitura. Até mais!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Susana Campos
    05/07/2023
    Muitos parabéns pelo excelente conteúdo. Dicas super valiosas. Aproveito para partilhar uma marca de decoração e design de interiores que poderá ser do vosso interesse: https://vangor.pt/atelier-design-interiores
  • Sandra Lima
    05/02/2023
    Acho você uma excelente profissional. Gosto muito dos seus artigos. Parabéns e obrigada por nós ensinar tanto. Abraço!