CULTURA

Centro Cultural de São Sebastião divulga ampla agenda de atividades para fevereiro

O grupo Circo Navegador, responsável por manter o centro no litoral, está com um cronograma repleto de novidades interativas para seu 25º aniversário

Por Da Redação | 01/02/2023 | Tempo de leitura: 6 min
São Sebastião

Divulgação

O Centro Cultural Circo Navegador fica localizado na rua Prefeito Mansueto Pierotti, número 826, na Vila Amélia
O Centro Cultural Circo Navegador fica localizado na rua Prefeito Mansueto Pierotti, número 826, na Vila Amélia

O grupo Circo Navegador, responsável por manter o espaço cultural de mesmo nome em São Sebastião,  está comemorando seu 25º aniversário com uma ampla agenda de atividades pensadas para vários públicos.

Logo nesta sexta-feira (3), às 19h, terá Oficina de Teatro de Rua. No sábado (4), às 17h, será realizado um espetáculo chamado 'Desventuras de um Quixote'. No domingo (5), às 19h, DJ Pipoo vai comandar a festa de lançamento do novo site do projeto.

Na semana seguinte, na quinta (16), às 20h, será exibido Circuito Tela Verde de cinema. No domingo (25), às 17h, terá a estreia do espetáculo 'Boa Noite', que também será apresentado no dia 28 em sessão exclusiva para educadores da rede pública de ensino municipal.

Também no dia 28 se iniciará o ciclo de Encontros com Educadores sobre os medos na infância.

O Centro Cultural Circo Navegador fica localizado na rua Prefeito Mansueto Pierotti, número 826, na Vila Amélia.

ESPAÇO CULTURAL CIRCO NAVEGADOR.

O Circo Navegador está comemorando 25 anos de história e se consolidou em São Sebastião e no Litoral Norte como Ponto de Cultura, reconhecido pela Lei Cultura Viva, e mantém programação continuada. Pelo local já passaram personalidades como Juçara Marçal, Doralyce, Bia Ferreira, Luedji Luna, Lenna Bahule e Kiko Dinucci.

Nos últimos oito anos, o espaço ofereceu 439 atividades artísticas, englobando artes cênicas, shows e sessões de cinema, além de oficinas, workshops e rodas de conversa. Todas as atividades reuniram cerca de 18 mil pessoas.

Neste aniversário de 25 anos, será lançado um livro contando toda a trajetória do Espaço Cultural. O livro contará com depoimentos de pessoas importantes para a consolidação do projeto no Litoral Norte.

“Diante do apoio que captamos para 2023, esperamos começar o ano movimentando o Litoral Norte, ampliando o acesso à cultura de forma democrática e descentralizada. Atuamos em rede com outros pontos, para fortalecer a fruição cultural e manter vivo o aprimoramento artístico no Litoral Norte e no interior do Estado”, disse Luciano Draetta, diretor do Espaço Cultural Circo Navegador.

FESTA DE LANÇAMENTO DO PROJETO E SITE.

A festa contará com shows de rap na rua, em frente ao espaço, a partir das 19h. O artista DJ Pipoo, pioneiro do movimento hip hop em São Sebastião, comanda o evento, com sua discotecagem que já agitou as principais casas noturnas do Litoral Norte e do Vale do Paraíba.

Entre os convidados está o Tio Lukkão, que participa do movimento hip hop do Litoral Norte desde 2016. Tem dois álbuns lançados e assina produções de diversos artistas locais. Em parceria com o Cabine808 (Estúdio/Gravadora independente de Caraguatatuba), foi um dos idealizadores do projeto Rapsunday. E também Necta Puro, rapper nascido na capital paulista e criado no Litoral Norte.

Se lançou na cena em 2019, abordando diferentes vertentes do rap. O artista busca expressar sua vivência de rua em seu trabalho, mostrando a jornada de correr pelo sonho de viver da música.

CIRCUITO 'TELA VERDE DE CINEMA'.

A programação de cinema do Espaço Cultural Circo Navegador tem a curadoria de Rodrigo Pereira e produção de Luciano Draetta e Thauany Mesquita, e em fevereiro traz o Circuito Tela Verde, uma iniciativa da Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente. O projeto tem por objetivo divulgar e estimular atividades de Educação Ambiental, por meio da linguagem audiovisual, e, assim, fomentar a construção de valores culturais comprometidos com a sustentabilidade.

No dia 16, com programação voltada a jovens e adultos, serão exibidos os curtas-metragens A recuperação De Áreas Degradadas, D.O. Alerta, Espécies Marinhas - Tartarugas, Filadelphia, Lixo É Um Problema Meu, O Rio Começa Aqui e Repensar, Reduzir, Reutilizar. No dia 17, a sessão é direcionada ao público infantil, com os curtas D.O. Alerta, Se As Árvores Sumirem, Mangue de Pedra, Algo Não Cheira Bem, O Rio Começa Aqui, Quanto Custa A Água, Práticas Simples Que Contribuem Para O Meu Ambiente e Dália, Memória e Saudade.

ESTREIA DO ESPETÁCULO 'BOA NOITE'.

Com recursos do PROAC foi montado e estreará o espetáculo Boa Noite, que é uma obra inédita de circo-teatro para crianças. A temática é o medo e a esperança, utilizando a arte como ferramenta de reforço de vínculos entre cuidadores, pais, mães e filhos e das crianças com elas mesmas. A direção é de Leonardo Garcia Gonçalves, a dramaturgia e atuação é de Luciano Draetta, a Cenografia de Bel Galvanese e a trilha sonora de Erickson Freitas.

O espetáculo se passa em um circo antigo e pobre, onde “Surubim”, um limpador de jaula que sente muito desvalorizado, tenta fugir da opressão do “Seu Nicolas”, o dono do circo, e abandonar a vida de sofrimento, mas, a tentativa de partida é frustrada. “Seu Nicolas” promete que após uma “Boa Noite” de sono, “Surubim” se tornará um aprendiz de artista, na esperança da promoção ele se esforça para ter a tal “boa noite de sono”, porém, enfrenta todo tipo de dificuldades. Para  conhecer o desfecho é só assistindo ao espetáculo que será apresentado no Espaço Cultural Circo Navegador e no Teatro Municipal de São Sebastião.

ENCONTROS COM EDUCADORES SOBRE OS MEDOS NA INFÂNCIA.

Em meio ao processo de criação do espetáculo Boa Noite, que aborda os medos na infância, o Circo Navegador percebeu a oportunidade de abordar o tema com os educadores da rede pública auxiliar na criação de ferramentas pedagógicas a partir da arte. Para isso, contará com o auxílio da psicóloga Daniella Ferreira Pulgiesi, formada pela PUC São Paulo e pós-graduada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP USP).

CAIXA ALLTA.

O hip hop segue forte na programação com o show do rapper Whees Caixa Allta, natural de Ilhabela, que é fundador e organizador da roda cultural Rap Street Móvel, Visão de Quebrada e Terceiro Acorde. O evento conta com a presença do MC TGO, que ocupa a cena há oito anos, iniciando seus trabalhos com o videoclipe Rap do BF, que fala sobre Ilhabela, onde mora. A discotecagem ficará por conta do DJ Kost, que busca difundir o rap na região com a divulgação dos trabalhos de artistas locais, nacionais e internacionais com pouca visibilidade. Ele utiliza técnicas como o scratch e também reproduz o estilo beat juggling.

A atividade ainda conta com a participação da multiartista Mi Preta, natural de São Bernardo do Campo e atualmente residente de Ilhabela. Ela atua com teatro, canto, poesia e dança, e levará a sua arte para o Circo Navegador, demonstrando seus talentos com a criação de poesias autorais e cantos a capela de sucessos nacionais.

O evento ocorrerá no dia 25 de março.

TEATRO DE RUA.

A Cia A DitaCuja, de Ribeirão Preto, apresentará no dia 4, às 17h, o espetáculo Desventuras de um Quixote em terras de um país qualquer ou nenhum, que se inspira nos ideais da cavalaria de Dom Quixote de La Mancha, clássico da literatura escrito por Miguel de Cervantes.

O grupo também oferecerá uma oficina gratuita de iniciação ao Teatro de Rua, com classificação indicativa de 12 anos. A atividade é para artistas e pessoas em geral interessados em entender como é a relação do ator com a apresentação nas ruas, e as inscrições podem ser feitas por este link.

Mais informações no site oficial do Circo Navegador.

(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.