COMPORTAMENTO

Qual o limite do relacionamento abusivo?

Por Marcos Eduardo Carvalho | 29/01/2023 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos
OVALE

Freepik

Qual o limite do relacionamento abusivo?
Qual o limite do relacionamento abusivo?

Bruna Griphao e Rafael se tornaram um casal durante o BBB (Big Brother Brasil) 2023. No entanto, a relação entre os dois parece ter se tornada abusiva, até por conta de brincadeiras fora de hora. Inclusive, foram alvo de uma chamada do apresentador Tadeu Schmidt.

Mas, o que é um relacionamento abusivo? Como saber se ele realmente chegou nesse nível? A psicóloga e sexóloga Cris Borges, de São José dos Campos, ressalta que um relacionamento é considerado abusivo quando temos um excesso de controle, ciúme e a pessoa “coisifica” o companheiro ou a companheira que é alvo desse “amor”!

Ainda de acordo com a especialista, nem de longe ciúme tem a ver com demonstração de amor. “Quem é alvo de abuso sofre e acaba se sentindo culpado por tudo que o abusador coloca como problema. O abusado acaba se deixando ser controlado para evitar brigas, abre mão da vida própria e se torna dependente da aprovação, do amor e do olhar do abusador”, explica a especialista.

Outro ponto importante é que, em um relacionamento abusivo, a vítima perde a independência, a autonomia e realmente a pessoa passa a ser um objeto controlado pela pessoa amada.

“Abusadores geralmente ficam agressivos, física ou verbalmente, quando as regras e solicitações deles não são atendidas”, alerta a especialista.

Por fim, Cris Borges lembra que o preço é altíssimo tanto para manter uma relação abusiva quanto para conseguir sair dela. “A dependência afetiva enfraquece o abusado que não tem energia para deixar o lugar de sofrimento e segue se deixando abusar!”, disse.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.