COLUNA

Design contemporâneo

Tudo o que você precisa saber sobre esse estilo minimalista e atual

Por Júlia Mari | 16/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Colunista
OVALE

Quando se trata de estilos de design de interiores; tendo em mente a linha do tempo dos estilos, o contemporâneo pode ser o que mais pensa no futuro. O que o diferencia tanto é que é um estilo de design em constante evolução, em comparação com alguns da história em que se têm um período de tempo muito definido e um conjunto de regras muito específico ao qual se referem.

Definido por linhas limpas, minimalismo e preocupação em torno da sustentabilidade, os interiores contemporâneos são distintamente do momento - mesmo quando o momento muda, e são essas mudanças que fazem o estilo tão versátil.

Origem do design contemporâneo
O design contemporâneo surgiu após o movimento moderno de meados do século XX. A partir da década de 1970, o estilo foi visto pela primeira vez como uma fusão de várias estéticas populares da época, como modernismo, pós-modernismo e Art Déco. Lentamente, o termo contemporâneo começou a assumir um significado próprio.

A partir da década de 1970, continuou a crescer como uma forma muito atual de definir um estilo que está avançando. Pode ser entendido como um estilo de design que extrai de muitos estilos populares de um determinado momento, criando uma aparência única e muita certa em seu próprio contexto. Isso também significa, no entanto, que uma casa contemporânea pode parecer diferente em momentos diferentes.

Uma estética moderna de meados do século XX quase sempre fará uso de madeira em tons mais escuros, por exemplo, da mesma forma que uma estética de fazenda frequentemente incluirá uma decoração rústica. Com o contemporâneo, não há tantos pontos de referência e o que você verá é que o contemporâneo pega emprestado de tantos estilos diferentes e os combina todos juntos.

Qual é a diferença entre design de interiores moderno e contemporâneo?
Ao contrário dos interiores contemporâneos, que são muito mais fluidos e em constante mudança, as casas modernas incorporam qualidades e elementos específicos, muitas vezes inspirados pelo movimento moderno da década de 40/50. O design de interiores moderno foi enraizado nos movimentos da Bauhaus, portanto, realmente se vinculam aos princípios que essas escolas promoveram. Enquanto os contemporâneos não fazem referência a nenhum movimento específico, mas sim o que é do momento agora.
 
Quais são os elementos do design contemporâneo?

  • Linhas limpas, materiais naturais e minimalismo são todos significantes atuais do design contemporâneo. Porém pode se dizer que a singularidade de cada projeto é um elemento do contemporâneo, ou seja, há um certo nível de individualismo em muitos projetos contemporâneos; todo mundo poderia morar em casas contemporâneas e cada uma seria completamente diferente da outra.
  • Embora exista essa singularidade em casa design, casas contemporâneas farão uso de alguns dos seguintes elementos:
  • Espaços abertos e ambientes que interagem entre si;
  • Linhas retas e limpas;
  • Esquemas de cores neutras com toques de cor em decorações e obras de arte;
  • Mix de texturas;
  • Formas suaves;
  • Variedade de materiais, incluindo: Tecidos, móveis metálicos; uso da madeira; elementos e tecidos naturais, como a juta.

    Exemplos de design de interiores contemporâneo:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI Cozinha
Cozinha
Sala de Jantar
Sala de Jantar
Sala de Estar
Sala de Estar
Quarto
Quarto

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.