HISTÓRIA

Pelé: 18 jogos contra times do Vale, com 12 vitórias, três empates e três derrotas; veja

Por Marcos Eduardo Carvalho | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
OVALE
Arquivo
Time do Taubaté que enfrentou o Santos nos anos 50
Time do Taubaté que enfrentou o Santos nos anos 50

Pelé ganhou tudo o que podia quando vestiu a camisa do Santos e da Seleção Brasileira. Em uma carreira marcada de glórias, o Rei do Futebol também já passou pelos gramados do Vale do Paraíba.

Afinal de contas, quando atuou pelo Santos e disputou o Campeonato Paulista, Taubaté e Esportiva de Guaratinguetá tiveram o privilégio de enfrentar o clube do Rei e ainda foram alguns dos poucos clubes do mundo a ganharem da equipe.

Contra o Taubaté, foram 10 jogos oficiais do Santos de Pelé, com sete vitórias santistas, dois empates e uma vitória do Burro da Central, esta em 1958 e até hoje comemorada pelos torcedores da equipe da região.

Isso porque, naquele dia 5 de outubro de 1958, no antigo campo do Bosque, o Santos já era campeão paulista antecipado e sentiu a força do Burrão.

Por sua vez, o Santos de Pelé também jogou mais oito vezes contra a Esportiva de Guaratinguetá, onde ganhou cinco vezes, empatou uma e viu o Lobo do Vale vencer duas vezes, embora o Rei não estivesse em campo em todos esses jogos.

No total, foram 18 confrontos entre o Santos da era Pelé e os times da região, com 13 vitórias santistas, dois empates e três derrotas.

Veja em seguida: O Burro e o Rei: quando o Santos de Pelé, campeão mundial, foi derrubado pelo Taubaté

Na época, o São José, que ainda era Formigão, ainda estava surgindo no profissionalismo e não estava na elite do futebol paulista nos tempos de Pelé.

JOGOS HISTÓRICOS.
Em um dos jogos contra a Esportiva, em 1961, na Vila Belmiro, Pelé marcou quatro gols em uma goleada por 5 a 1. Assim, foi uma das grandes e muitas atuações de gala do Rei com a camisa do Peixe.

Contudo, o Santos de Pelé também teve lembranças amargas contra o Lobo do Vale. Afinal de contas, o time da região venceu por 2 a 1 em casa em 1962 e, depois, em 1964, fez mais 2 a 0. No entanto, neste segundo caso, Pelé não estava em campo. Mas, era jogador do Santos.

No entanto, não se tem o número exatos de quantos gols Pelé fez contra os times da região, já que nem todos os registros de fichas mostram quem marcou os gols nas partidas. Contra o Taubaté, se sabe que foram seis gols, mas não há o número total contra a Esportiva.

Comentários

1 Comentários

  • Maria Rita 31/12/2022
    Pelé, quando servia o Exército, jogou com o time do Exército com o Estrela Futebol Clube, da cidade de Piquete, em 1958 ou 59. Com este mesmo time jogou com o Hipacaré, de Lorena; e jogou ainda com a Esportiva de Guaratinguetá e também com o time de Aparecida. (Em Piquete existem fotos.)