ANDRÉ AQUINO

Zkitchen é a primeira coluna lixo zero do Brasil

Por André Aquino | 29/10/2022 | Tempo de leitura: 4 min
Chef de cozinha

Divulgação

Zkitchen é a primeira coluna lixo zero do Brasil
Zkitchen é a primeira coluna lixo zero do Brasil

Empresa de São José dos Campos é a primeira com certificação Lixo Zero do Brasil por garantir reutilização, reciclagem ou desvio de 90% dos seus resíduos do aterro sanitário.

Desde a sua criação, em 2021, a Zkitchen, de São José dos Campos, chegou ao mercado com a proposta inovadora de, da mesma cozinha, sair pratos de marcas diferentes de origem mexicana (Gua.Co), tailandesa (Thai Break) e brasileira (Qualicook). Além de investir no modelo de cozinha compartilhada, a Zkitchen também adotou diversas ações sustentáveis integradas ao negócio

“Para nós, a sustentabilidade sempre foi um valor importante. Como um negócio contemporâneo, só faria sentido se fosse sustentável economicamente, ecologicamente e socialmente. Por isso, todos nossos colaboradores passam por treinamento, já que a empresa realiza a gestão dos resíduos integrada à gestão da cozinha, promovendo o descarte correto, a reciclagem, a compostagem, a captação e reutilização da água da chuva”, diz Andrea Andrade, uma das sócias da Zkitchen.

No último ano, a cozinha compartilhada iniciou com o Compromisso Lixo Zero, do Instituto Lixo Zero Brasil, com o intuito de assumir a responsabilidade de olhar criticamente para toda a cadeia produtiva, trabalhar com práticas coerentes, reduzir e otimizar os recursos e o consumo geral. A Certificação Lixo Zero foi conquistada esse ano. Hoje, a cozinha compartilhada Zkitchen, é a primeira cozinha lixo zero do Brasil.

“Com certeza é um desafio ter uma gestão sustentável, mas saber que estamos colaborando com o meio ambiente e com a sociedade é uma ótima maneira de cuidar do impacto que geramos”, comemora Andrea Andrade.

Números

Hoje, a Zkitchen gera, como cozinha profissional, 14% de resíduos (lixo) recicláveis, cerca de 76% de resíduos orgânicos, sendo 100%  recolhido e compostado pela Organe-se, empresa de compostagem urbana. 11% dos resíduos recicláveis são encaminhados para a coleta seletiva da cidade de São José dos Campos e 10% de rejeito é encaminhado para o aterro sanitário.

“Dois pilares foram fundamentais para nossa Certificação Lixo Zero. A formação dos nossos colaborados e os parceiros, que nos ajudam a manter vivas as ações sustentáveis. Agora é hora de continuar com nosso compromisso e melhorar cada vez mais ”, finaliza.

Outback faz parceria com Incrível! e lança prato 100% vegetal inspirado nas famosas costelas da rede

No mês em que se comemora o Dia do Vegetariano, rede australiana lança hoje (17) uma novidade para o cardápio fixo

Com o objetivo de dar continuidade aos produtos inovadores do menu, tornando-se cada vez mais inclusivo, o Outback Steakhouse anuncia que, a partir de hoje (17), contará com mais uma novidade 100% vegetal no cardápio: “Royal Plant Barbecue”. O prato é inspirado em dois dos carros-chefes da casa, Ribs On The Barbie e Royal Cheese Ribs. A nova receita, elaborada em parceria com a Incrível! - marca plant-based do Grupo JBS - foi desenvolvida para atender ao crescente interesse do mercado consumidor por opções vegetais que, segundo pesquisa realizada no fim de 2020 pelo Ibope e coordenada pelo The Good Food Institute (GFI), aponta que 50% dos brasileiros afirmaram ter reduzido o consumo de proteína animal.

Para Renata Lamarco, Diretora de Marketing da Bloomin´Brands, holding que detém a marca Outback Steakhouse no Brasil, essa é uma aposta que mostra como a marca está atenta aos desejos e às necessidades dos consumidores que, cada vez mais, buscam flexibilizar a alimentação:

“Sabemos que, atualmente, a expectativa do consumidor é de que, independentemente do estabelecimento em que vá, ele encontre variedade e alternativas às proteínas convencionais. E acreditamos que o momento da refeição pode ser ainda mais inclusivo e compartilhado por todos”, avalia a executiva. “Por isso, buscamos sempre oferecer diferentes opções para o nosso cliente se sentir à vontade ao optar pelo Outback no momento de descontração junto dos amigos ou da familia”, finaliza Lamarco.

A novidade “Royal Plant Barbecue”, que entra para o menu fixo do Outback, estará disponível na versão tamanho júnior feita com 150 gramas de mix de proteínas vegetais Incrível! sabor costela, com um toque defumado, deliciosamente empanada e finalizada com a combinação dos molhos barbecue e vegetal sabor cheddar, deixando o prato, ainda mais suculento e harmonioso ao paladar daqueles que buscam por qualidade, variedade e inovação. Além disso, o cliente pode optar pelo acompanhamento que desejar dentro do menu do Outback.

“Estamos muito felizes em, finalmente, oferecer ao mercado uma opção 100% vegetal para uma das receitas mais icônicas do Outback. Trazer opções inclusivas e democráticas para o menu dos nossos parceiros faz parte do nosso propósito de democratizar as proteínas vegetais no Brasil.  Por meio dessa parceria, vamos tornar o menu da rede mais democrático e inclusivo, permitindo que os consumidores aproveitem seu #MomentoOutback em uma versão saborosa, suculenta e 100% vegetal”, comemora Camille Lau, Diretora de Marketing da Incrível!

Outback
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