JOSÉ LUIZ

Sapateando pela Vida!

O bailarino e sapateador Charles Renato promove nesse dia 29 um “aulão” em prol do Gacc

Por José Luiz de Souza | 29/10/2022 | Tempo de leitura: 4 min
Colunista social

Daniela Alvarenga/ Divulgação

Charles Renato
Charles Renato

Depois de quase três anos sem vir a São José dos Campos, por conta da pandemia – cidade onde nasceu e cresceu – o premiado bailarino e sapateador Charles Renato passou os últimos dias aqui na cidade. Aproveitou, inclusive, para trazer e apresentar seu filho de dois anos para a família – impedido de ver durante os protocolos de saúde. E também aproveitou para, no último domingo criar um trabalho coreográfico para a Dansoul, dirigida por Samanta Varela em São José que fará parte do espetáculo da casa em dezembro próximo.

Antes de se despedir e retornar nesse domingo, 30 de outubro, para os EUA onde reside desde 2014, Charles promove nesse sábado, 29, a partir das 18h um chamado “Aulão” uma aula aberta para cerca de cem interessados em sapateado na Compasso Cia de Dança. Além de marcar um reencontro com bailarinos da região, a aula vai servir ainda para destinar 100% da renda das inscrições para o Hospital Regional do Gacc São José dos Campos.

Charles Renato, sempre teve uma carreira brilhante. Aos 14 anos começou a dar aulas e conquistar premiações de âmbito nacional e internacional sendo um deles o prêmio de Melhor Bailarino do Festival de Dança de Joinville e duas vezes no “Se Vira nos 30” do Domingão do Faustão, na TV Globo. Em 2008 fez parte do musical “Sinatra Blue Eyes” que ficou em cartaz em Lisboa, Portugal. Por conta da precoce e bem-sucedida carreira, Charles foi convidado a dar cursos e coreografar pelo mundo. Ele já passou pela Croácia, Ucrânia, Itália, Irlanda, Bélgica, Reino Unido, Argentina, Chile, Estados Unidos e Canada. Em 2015 se mudou para Nova Iorque onde integrou o corpo de professores da Broadway Dance Center e Steps On Broadway. Também se apresentou com as companhias “Apartamento 33”, dirigida pela coreógrafa e Emmy Award e Chloe Arnold; na Dorrance Dance - dirigida pela MacArthur Genius Award winner Michelle Dorrance e Caleb Teicher and Company. Atualmente, Charles é coreógrafo residente na American Tap Dance Foundation em New York e diretor de sapateado na Metropolitan School of the Arts no Estado de Virginia.  E pouco antes da chegada do Covid-19 fundou em 2018 a companhia CHR Project, participou de outras grandes estreias e atuou junto às academias americanas até a chegada da pandemia, em 2020.  Com a vida voltando à normalidade, Charles Renato comenta, antes de deixar o Brasil se despedindo com essa aula solidária “Mais do que nunca a pandemia nos ensinou que precisamos de arte e de uns aos outros. A arte renova, inspira e salva. É o coletivo fazendo a diferença no individual! Esperamos que esse exemplo seja repassado e outras pessoas criem outras oportunidades pra ajudar o próximo!”

Acompanhe sua carreira no Instagram @chrtap

Beleza Natalina 

Com o Papai Noel a caminho e os preparativos da decoração de Natal em andamento, o Colinas Shopping em São José dos Campos está em contagem regressiva para o início da sua campanha de fim de ano, marcada para começar oficialmente no dia 19 de novembro.  Entre as novidades previstas, está a participação de Luiza Brunet. Após o sucesso da sua atuação na edição especial do Colinas Fashion, Luiza foi convidada pelo Grupo Colinas para ser a porta-voz dos vídeos e fotos da campanha de Natal do centro de compras.

Recreio

A artista plástica Patrícia Kaufmann, de Guaratinguetá, e o marido Wisner Soares curtem período de passeio pela Europa. Isso porque Wisner, treinador de goleiros na equipe do “Umm Salal Sport Club” no Qatar, assim como todos os times de Doha ganharam quinze dias de folga para que seus clubes se preparem para receber os participantes da Copa. O “Umm Salal Sport Club” será a sede da equipe do Canada. Já Patricia e Wisner Soares pretendem assistir os jogos do Brasil.

Skate School 

Guaratinguetá ganhou, na última semana, o Layback Park – um grande espaço e pista que serão dedicados ao skate. A palavra “Layback”, uma “manobra” do skate é o nome da cerveja artesanal que Pedro Barros fabrica com o pai André Barros em Florianópolis e também sinônimo do espaço dedicado ao esporte na capital de Santa Catarina e vem se espalhando por grandes cidades brasileiras. E o skatista Pedro Barros (foto), que conquistou medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio e se tornou o primeiro da história a levar o país ao pódio olímpico, junto de seu pai, André também vão implementar em Guará uma “Skate School” para difundir e fomentar a cultura do skate num espaço de esporte, cultura e diversão sob o comando Teco Zaltsmann que vai contar na cidade com quatro professores – Julia Ventura, Cauan, Zé Marcos Ottoni e Macau.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.