REFLEXÃO

Quando o cenário é escuro

Dias difíceis. Todos nós estamos (para dizer o mínimo) alarmados e perplexos. Uma criança de 12 anos mata outra criança de 13 anos.

Por Leila Paes | 01/10/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Pastora e psicólogca

Canva

Quando o cenário é escuro
Quando o cenário é escuro

Dias difíceis. Todos nós estamos (para dizer o mínimo) alarmados e perplexos. Uma criança de 12 anos mata outra criança de 13 anos. Não há palavras para explicar o que se sente diante dessa tragédia. Sentimos demais pelas famílias e amigos, nosso coração chora. ... Ir ao supermercado se tornou um susto, os preços estão nas alturas. Como sustentar a família? Nossas crianças estão sofrendo com dificuldades mentais impensadas a alguns anos atrás. As sequelas da pandemia estão trazendo obstáculos ao mundo todo. As pessoas estão atacando outras pessoas em nome de ideias e opiniões. E, em dia de eleições, a polarização está dividindo famílias, separando grandes amigos, removendo a paz.

Não seria hoje o dia de nos unirmos mais do que nunca e pensarmos – juntos – no que seria melhor para todos nós, nossas famílias e nossos filhos? As ofensas, mentiras e traições estão muito mais comuns do que o diálogo, a verdade e a solidariedade.

Em um cenário desses, como é que a gente fica? Bem, sempre ouvimos falar que uma luz de vela brilha muito mais se a noite for muito escura. E não é mesmo verdade? Então, em meio a muita escuridão, quem sabe a melhor coisa a fazer é brilhar mais! Um sorriso pode mudar a atmosfera em um elevador; um mini presente para alguém pode mudar um dia; um abraço pode mudar uma trajetória; um ouvir mais prolongado pode mudar uma vida!

Jesus modelou tudo isso quando esteve aqui em carne e osso. Ele nunca foi leviano com nada, muito menos ignorou situações e as “empurrou para baixo do tapete”, mas a sua maior estratégia de combate à escuridão foi o amar sincera e profundamente as pessoas. De alguma forma podemos dizer que os dias em que Ele caminhou nas estradas desse planeta foram muito escuros, como os de hoje. Havia uma opressão politica gigante, havia gente equivocada brigando por burocracias, havia traição sem coração. Mas Ele foi brilhando a Luz, mudando uma vida de cada vez....

Vou tornar isso pessoal. Hoje, podemos mudar a vida de alguém para melhor. Hoje, no meio dessa situação caótica, e ouvindo sobre os desdobramentos da guerra na Ucrânia, hoje podemos brilhar um pouco mais. Jesus tem as forças de que precisamos para fazer isso, Ele certamente quer andar essa jornada conosco. Qual será a sua próxima ação para mudar, hoje, alguma coisa para melhor? Ser uma luz, mesmo que do tamanho de uma vela, faz muita diferença no ambiente. Por isso o desafio é não permanecer escuro, preso na amargura, na indignação, na raiva, mas brilhar, devagar e constantemente, ajudando outras pessoas a brilhar também.

“A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram” (João 1:5), é o que as Escrituras Sagradas nos dizem sobre Jesus. É assim que Ele nos capacita a viver. Precisamos disso mais que nunca. Vamos juntos unir nossas luzes e brilhar nesse tempo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.