Confesso que estou mais ansiosa pelo filme Barbie, estreado por Margot Robbie e Ryan Gosling, com previsão para julho de 2023, do que propriamente pela tendência chamada Barbiecore que vem sendo fortemente anunciada.
Inspirado na boneca mais famosa e fashionista do mundo (e que confesso me acompanhou a infância toda), Barbiecore é o nome da estética que vem sendo muito aguardada, principalmente pela geração Z.
De acordo com o Business Insider, “Barbiecore é uma tendência divertida em rosa-choque. Uma declaração sobre os ânimos do mundo pós-pandemia e que vem rejeitando velhos padrões de beleza e desafiando os estereótipos de feminilidade.”
Na verdade, a estética já vinha sendo aguardada depois do desfile da coleção Inverno 2022 de Valentino onde a cor reinou absoluto e gerou um aumento nas buscas por itens cor de rosa, por exemplo, 970% a mais nas buscas por minivestidos rosa e 682% em maios rosa - o que reflete claramente na intenção de consumo.
A tendência é definida principalmente por looks todo rosa e bastante femininos – de certa forma até exagerados – com algumas peças marcando presença absoluta, como: sandálias de salto alto e grossos, peças em couro, minissaia, minivestidos, acessórios como lenços e chapéu.
Até aqui tudo lindo e inspirador, mas e no dia a dia? Todo esse rosa não pode trazer uma infantilidade ao visual?
Sim, pode! Afinal cor é o elemento de maior impacto na imagem, e inevitavelmente associamos a cor rosa a algo romântico, delicado, frágil e infantil. Mas a cor por si só não determina a mensagem do todo. E preciso pensar na matemática do visual, ou seja, cor + modelagem + detalhes + combinações e por vai.
Sem dúvida teremos coleções bem charmosas para o verão e claro que podemos adaptar a tendência ao nosso estilo próprio e imagem que gostaríamos de transmitir.
Se você quer começar com calma, uma excelente aposta será nos acessórios na cor rosa, de repente uma bolsa e até um belo sapato. Se a sua ideia é ousar um pouco mais, que tal eleger uma única peça de roupa rosa para chamar a atenção no visual, um blazer, uma jaqueta ou até um vestido. E vou além te convidando a combiná-los com outras peças em cores vivas. E quem sabe, o seu ânimo vai aumentando - assim como eu espero que o meu aumente - a usar um look pink da cabeças aos pés.