Taubaté

Prefeitura não informa se irá regulamentar ou contestar na Justiça a lei do homeschooling

Saud chegou a vetar proposta, mas veto foi derrubado pela Câmara; norma estabelece que Prefeitura tem até 1º de dezembro para regulamentar a lei

Por Da Redação | 15/09/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Sede da Secretaria de Educação de Taubaté
Sede da Secretaria de Educação de Taubaté

A Prefeitura de Taubaté não informou se irá regulamentar o projeto que visa autorizar o ensino domiciliar na educação básica do município ou se irá ajuizar uma ação no Tribunal de Justiça para contestar a legalidade da norma.

A lei, que foi promulgada pela Câmara no dia 2 de setembro após os vereadores derrubarem o veto do prefeito José Saud (MDB), estabelece que a Prefeitura deverá regulamentar em até 90 dias – ou seja, até 1º de dezembro – a prática do homeschooling na cidade.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba matérias exclusivas. Fique bem informado! Acesse: https://bit.ly/ovale-agora-37

A reportagem questionou essa semana a Secretaria de Educação se a lei será regulamentada ou se a Prefeitura irá contestar a eficácia da norma na Justiça, mas a pasta não quis se pronunciar.

TRAMITAÇÃO.
O projeto é de autoria do vereador Marcelo Macedo (MDB), que é o líder do governo na Câmara. O texto foi aprovado em maio, com votos contrários apenas de Elisa Representa Taubaté (Cidadania) e Talita Cadeirante (PSB).

Na sequência, a proposta foi vetada por Saud, com base em apontamentos da Secretaria de Educação. A pasta ressaltou o Tribunal de Justiça já considerou, em outro caso, que a aprovação de uma lei municipal nesse sentido ofende o princípio do pacto federativo, no que tange à competência para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional.

Em agosto, no entanto, a Câmara derrubou o veto – novamente, apenas Elisa Representa Taubaté e Talita Cadeirante votaram contra o projeto.

HOMESCHOOLING.
A lei municipal diz que o jovem do homeschooling poderá receber certificado de conclusão do ensino médio a partir dos 15 anos. Para isso, bastaria tirar pelo menos 500 pontos na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e ao menos 450 nas provas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática.

O homeschooling, termo em inglês que representa o ensino domiciliar, não é permitido atualmente no país porque em 2018 o STF (Supremo Tribunal Federal) entendeu que não há lei que o regulamente. Tramita no Congresso Nacional um projeto que visa regulamentar o ensino domiciliar no país. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados em maio, e passará pela análise do Senado.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.