A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização de diversos produtos, incluindo todos os lotes do azeite de oliva da marca Los Nobles e de suplementos alimentares como o Zempyc. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União nesta terça-feira (16).
Segundo a Anvisa, o azeite Los Nobles teve sua venda proibida por suspeita de produção clandestina. A investigação mostrou que o produto não possui registro na Anmat, órgão regulador da Argentina, de onde o azeite supostamente seria importado, nem autorização prévia da Anvisa para entrar no Brasil. Nos mercados, era possível encontrá-lo por R$200.
No início deste ano, as marcas de azeite Alonso e Quintas d’Oliveira também foram proibidas de serem vendidas por irregularidades. A decisão foi tomada com base em informações enviadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que identificou irregularidades na origem dos produtos, classificada como “desconhecida ou ignorada”. Essa condição levantou dúvidas sobre a segurança e a procedência dos azeites.
Outro produto suspenso foi o suplemento alimentar Zempyc. Embora o rótulo mencione a fabricação pela Sorocaps Indústria Farmacêutica, a empresa negou ter produzido qualquer item com essa denominação. O Zempyc é considerado de origem desconhecida e é divulgado com alegações não aprovadas, como "emagrecedor" e "acelera a queima de gordura".
Vale lembrar que, a comercialização desses produtos permanece suspensa até que sejam concluídas as investigações e eventuais medidas adicionais sejam adotadas pelas autoridades competentes. Até o momento nenhuma das empresas se pronunciou sobre o assunto.