O uso de transporte clandestino em Jacareí está causando prejuízos aos taxistas da cidade. O serviço ilegal é oferecido por uma rede de motoristas na internet, que atual livremente nas principais vias do município.
A atividade entrou na mira do Ministério Público, que preparou ofício para encaminhar à prefeitura solicitando rigor na fiscalização. O grupo de clandestinos é formado por 19 integrantes, chefiada por um homem conhecido como 'Quebrada' e 'Mortão'.
OVALE flagrou na última quarta-feira a ação dos motoristas na avenida Orlando Hardt como ponto de passageiros. Em cerca de 20 minutos, diversos carros pararam na via para o desembarque e embarque de pessoas.
"A gente fica sem passageiro na cidade. Todo mundo conhece o serviço clandestino e ninguém faz nada", disse um taxista que não quis ser identificado. O número de passageiros, segundo ele, caiu pela metade. A informação foi confirmada por um outro companheiro de trabalho. "Já temos a concorrência do Uber", disse.
A prefeitura já realizou quatro blitze esse ano "ocasionando até na apreensão de veículos de outras cidades". A Secretaria de Mobilidade Urbana estuda outras ações para combater esse crime. "Independente da notificação do MP", diz a nota da prefeitura..