MARCO HISTÓRICO

Países celebram 80 anos do Dia da Libertação na II Guerra; VÍDEO

Por Ana Lígia Dal Bello | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução de vídeo/ Liberation of the Netherlands/Legion Magazine/Youtube
Data histórica é celebrada com homenagens e reflexões sobre o impacto do conflito que mudou o século 20.
Data histórica é celebrada com homenagens e reflexões sobre o impacto do conflito que mudou o século 20.

O mundo celebra nesta segunda-feira (6) os 80 anos da libertação da Europa pelas forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial, um marco do colapso do regime nazista e do fim da ocupação alemã em boa parte do continente. A data é lembrada com homenagens, atos simbólicos e eventos oficiais nos principais países envolvidos no conflito, como França, Reino Unido, Estados Unidos, Rússia, Alemanha, Holanda e também no Brasil — todos aliados na luta contra as potências do Eixo.

Leia mais: Rússia está pronta para uma nova guerra mundial, diz Putin

No Reino Unido, as comemorações do Dia da Vitória na Europa (VE Day) começaram com uma impressionante procissão militar que partiu de Parliament Square e seguiu pela tradicional rota de Whitehall e The Mall, encerrando-se no Queen Victoria Memorial, diante do Palácio de Buckingham. A cerimônia, repleta de pompa, teve a participação de regimentos da Household Division e da King’s Troop Royal Horse Artillery, que exibiram algumas das mais tradicionais práticas cerimoniais das Forças Armadas britânicas. Aviões militares sobrevoaram a região central de Londres, incluindo o Palácio de Buckingham. Grupos de jovens também participaram, reforçando o compromisso com a preservação da memória e a importância da transmissão desse legado entre gerações.

O 6 de maio rememora o avanço final dos exércitos aliados na Europa, que culminou na rendição oficial da Alemanha nazista em 8 de maio de 1945. À época, cidades como Paris, Roma e Berlim foram libertadas após meses de combates intensos. A entrada dos Aliados nos campos de concentração revelou ao mundo os horrores do Holocausto, em que milhões de vidas ceifadas em locais como Auschwitz e Treblinka. A brutalidade do regime de Hitler se estendia à perseguição de minorias, dissidentes políticos, judeus, ciganos, homossexuais e pessoas com deficiência.

Com mais de 60 milhões de mortos, a Segunda Guerra foi o conflito mais devastador do século 20 e alterou profundamente a ordem global. O pós-guerra trouxe a criação da ONU, o início da Guerra Fria e a reconstrução da Europa sob o Plano Marshall.

Brasil e o Dia da Libertação em outros países

No Brasil, que enviou mais de 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para combater na Itália, o Exército celebrou os 80 anos da vitória da FEB naquele país com cerimônias realizadas no dia 16 de abril, em quartéis e monumentos históricos. A instituição também comemorou seus 377 anos de história no mês passado.

Além do Brasil, o Dia da Libertação é celebrado em diversas partes do mundo, cada qual com sua data específica, relembrando o fim da ocupação estrangeira, sobretudo durante a Segunda Guerra. Na Holanda, por exemplo, o 5 de maio marca a libertação do país do domínio nazista em 1945. Na Itália, o 25 de abril celebra o fim do regime fascista e da ocupação alemã no mesmo ano. Nas Ilhas do Canal (Guernsey e Jersey), ocupadas pelos alemães, a libertação é lembrada em 9 de maio. Já na antiga Alemanha Oriental, o 8 de maio foi considerado feriado nacional entre 1950 e 1990, como o "Dia da Libertação".

Outros países também mantêm suas próprias datas simbólicas, como o Iraque, que celebra a libertação do país em 17 de abril de 1988, e as Coreias, que comemoram em 15 de agosto de 1945 o fim da ocupação japonesa.

*Com informações da Royal Family, Imperial War Museum e Deutsche Welle

Comentários

Comentários