SOLIDARIEDADE

Instituições de Franca se unem para ajudar vítimas do Sul

FDF, Unesp, Uni-FACEF, Aeroclube e Prefeitura de Franca iniciaram campanhas para doações dos francanos para as vítimas da tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul.

Por Igor Araújo | 06/05/2024 | Tempo de leitura: 6 min
da Redação

Reprodução

Instituições iniciaram nesta segunda-feira, 6, campanhas para arrecadar suprimentos essenciais e enviar ajuda à região castigada pelas fortes chuvas
Instituições iniciaram nesta segunda-feira, 6, campanhas para arrecadar suprimentos essenciais e enviar ajuda à região castigada pelas fortes chuvas

Instituições de Franca, em uma demonstração de solidariedade, se mobilizam em prol da assistência às vítimas da catástrofe das enchentes no Rio Grande do Sul que vem afetando o Estado desde o último dia 27 devido às fortes chuvas. Estão engajados na campanha a FDF, Unesp, Uni-FACEF, Prefeitura de Franca e Aeroclube. Também o Magazine Luiza anunciou o envio de colchões.

Na FDF
A vice-diretora da Faculdade de Direito de Franca (FDF), Lislene Ledier Aylon, conta que teve a ideia de iniciar as doações no último sábado e que já obteve o transporte para levar as doações para o Rio Grande do Sul.

“Diante das notícias, dos vídeos da catástrofe, eu fiquei muito emocionada, muito comovida. E comecei a falar com meus colegas professores para enviarmos para aquele PIX do governo do estado do Rio Grande do Sul. Mas aí a gente percebeu que seria necessária uma iniciativa maior e resolvemos envolver todos os alunos e a comunidade de Franca que quiser participar", diz ela.

"O  pessoal da Uni-FACEF também encampou a ideia junto conosco, lá também eles estão recebendo doações, depois vão trazer tudo para cá, a gente vai centralizar aqui na faculdade. Nós conseguimos o transporte de tudo o que a gente conseguir arrecadar, não importa a quantidade, nós teremos caminhões suficientes para levar para o Sul", relata Lislene Ledier Aylona.

"A gente vai priorizar, entregar na Defesa Cvil em Porto Alegre, quando tiver essa condição, e na UBRA, que é a Universidade Luterana de Caxias do Sul, que está em contato conosco direto, que eles estão fazendo um trabalho regional. Eles estão planilhando todas as regiões e bairros das diversas cidades atingidas, vendo quais as necessidades de cada bairro e cada região e fazendo a distribuição disso. Então nós estamos, nesse primeiro momento, arrecadando, estamos pedindo caixas, sacos, para a gente começar a selecionar e fazer kits de higiene, alimentos, medicamentos e produtos de limpeza para ver se a gente já manda o primeiro caminhão nessa semana”, afirmou Lislene.

Gincana entre alunos
Lislene ainda disse sobre a gincana entre alunos para beneficiar quem arrecadar mais doações. “Nós lançamos uma gincana entre os alunos. Eles vão ser beneficiados, presenteados conforme a arrecadação por cada sala da faculdade. Nós temos 20 salas, 10 no diurno e 10 no noturno. E a meninada abraçou a causa, e estão arrecadando muita água, estão vendo mais colchões, produto de limpeza, produto de higiene pessoal, pilhas, fósforos, lanternas, porque o pessoal está sem luz, velas, tudo o que a gente está conseguindo, a gente está fazendo uma triagem aqui na faculdade”.

Campanhas
Várias campanhas foram deflagradas em Franca nesta segunda-feira, 6, para arrecadar suprimentos essenciais e enviar ajuda à região castigada pelas fortes chuvas. Confira abaixo:

Uni-FACEF e FDF de Franca: pontos de coleta e itens necessários
Até o dia 17 de maio, a UniFACEF e a FDF estarão recebendo doações de alimentos não-perecíveis, produtos de limpeza, roupas e calçados em bom estado. Os pontos de coleta estão distribuídos nas três unidades do UniFACEF e nas duas unidades da FDF, das 8h às 22h.

Os alunos da FDF de Franca também decidiram participar da iniciativa, com a arrecadação de uma variedade de suprimentos, incluindo água, roupas, fraldas, colchões, cobertores, produtos de higiene pessoal, entre outros utensílios e produtos de limpeza doméstica. Quem quiser realizar as doações pode levar até os locais citados ou entrar em contato pela página oficial da FDF de Franca pelo Instagram no perfil @fdfdireitofranca.

  • Endereço Uni-Facef: Av. Alonso Y Alonso, 2400 Bairro São José.
  • Endereço FDF: Av. Major Nicácio, 2377 - Cidade Nova.

Unesp de Franca
A Unesp Franca está concentrando doações de arrecadação de roupas para adultos e crianças, especialmente aquelas adequadas para o frio, alimentos não perecíveis, itens de primeiros socorros, produtos de higiene, cobertores, água potável e outros itens considerados fundamentais para atender às necessidades imediatas das famílias afetadas pelas enchentes.

Os pontos de coleta foram estabelecidos em locais estratégicos dentro do campus da Unesp Franca para facilitar a doação por parte da comunidade acadêmica e do público em geral. As doações podem ser feitas na salinha do CAHis e no corredor de festas do câmpus.

Prefeitura de Franca 
O Fussol (Fundo Social de Solidariedade), de Franca, em colaboração com a Prefeitura Municipal, lançou nesta segunda-feira, 6, a Campanha 'Corrente do Bem: Franca e Rio Grande do Sul', com o objetivo de levantar doações para auxiliar as vítimas das recentes chuvas no sul do país. A iniciativa visa fornecer assistência emergencial às famílias afetadas pela tragédia, garantindo suprimentos essenciais para sua subsistência e recuperação.

As doações solicitadas incluem água potável, produtos de higiene pessoal (como escova, creme e fio dental, sabonete, shampoo, condicionador e aparelho de barbear) e materiais de limpeza (água sanitária, balde, detergente líquido e em pó, escovas e esponjas para lavar roupas, luvas, panos de chão, sacos de lixo, sabão, vassouras, entre outros). Os itens devem ser entregues até a próxima sexta-feira, 10, na sede do Fundo Social, localizada no segundo andar do Colégio Champagnat, 1808 - Centro, das 8h30 às 16h30.

Aeroclube de Franca: Doações e Logística de Envio
O Aeroclube de Franca também teve a iniciativa de ajudar com o movimento solidário. O clube estará recebendo doações como roupas de frio, roupas infantis, ração para animais, fraldas, água potável, cobertores e brinquedos. As doações podem ser entregues no Aeroporto de Franca de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. Além disso, os diretores sociais do Aeroclube anunciaram que na terça-feira um caminhão partirá com as doações para a cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul, enfatizando a importância de evitar golpes e doações fraudulentas.

O aeroclube fica localizado no Aeroporto Estadual de Franca, na Rodovia Rio Negro e Solimões, km 399. “Amanhã (terça-feira, 7) vai sair um caminhão e van para Lajeado (RS) pedimos também para que não façam Pix, pois já tem muitas pessoas dando golpes” afirmou o diretor-social, Tulio Negrinho.

Magazine Luiza
A empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil, anunciou a doação de colchões.

Em vídeo publicado nas redes sociais, a empresária detalha que mobilizou colaboradores e os Centros de Distribuição para ajudar o Estado.

Leia mais:
Magazine Luiza doa colchões para o Rio Grande do Sul

A gravidade da situação no RS
Desde o início das chuvas em 27 de abril, o estado do Rio Grande do Sul tem enfrentado uma de suas piores tragédias climáticas. Afetando 334 dos 497 municípios do estado, as chuvas intensas causaram destruição em várias regiões, com os vales dos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Sinos, Gravataí, além do Guaíba, em Porto Alegre, entre os mais atingidos. A contagem de mortes confirmadas relacionadas às chuvas já chega a 83, enquanto outras investigações estão em curso para confirmar mais casos. A previsão de mais chuvas nos próximos dias mantém a preocupação com a segurança e o bem-estar das comunidades afetadas.

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Darsio
    07/05/2024
    Muito boa a iniciativa. Numa situação como essa devemos esquecer a diferenças e rivalidades e sermos solidários, ou melhor, verdadeiramente cristãos. Afinal, é muito triste observar que, não são poucos que buscam tira proveito político dessa tragédia. isso mesmo! Vídeos de pessoas perdendo entes da família , além de suas casas, são montados para atacar esse ou aquele partido ou governo. E, seus autores ainda se julgam exemplos de Deus. Lamentável... Não doam um centavo se quer e ainda buscam projeção política em cima da desgraça das pessoas.
  • Rodrigo Gomes Pires
    06/05/2024
    As agências dos Correios também estão recolhendo e enviando sem custo nenhum