CONDUTA

Lei em São José determina uso de focinheira em cachorros de raças agressivas nas ruas

Tutor de bull terrier que atacou cãozinho Fox pode ter infringido a lei por andar com cão sem focinheira

Por Xandu Alves | 18/10/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Reprodução

Imagem de câmera mostra o bull terrier sem focinheira na rua
Imagem de câmera mostra o bull terrier sem focinheira na rua

Uma lei municipal de São José dos Campos determina que tutores de cães de raças consideradas agressivas, como pit bull e rotweiller, usem obrigatoriamente focinheiras de grade ao saírem com os animais nas ruas e em espaços públicos.

Além da focinheira, a regra também prevê o uso de coleira, guia curta de condução e enforcador. A pena para o descumprimento da norma é de multa de R$ 400, que será aplicada em dobro no caso de reincidência.

A lei de autoria dos vereadores Luiz Mota e Petiti da Farmácia Comunitária foi aprovada em outubro de 2005, prevendo que os possuidores ou proprietários (tutores) dos cães deverão “mantê-los em condições adequadas de segurança que impossibilitem a evasão dos animais”.

O primeiro artigo da lei lista as raças cujo uso dos equipamentos de proteção é obrigatório: mastim napolitano, pit bull, rotweiller e american stafforshire terrier, além de “raças derivadas ou variações de qualquer das raças indicadas”.

ATAQUE EM SÃO JOSÉ

Com isso, o tutor do cachorro da raça bull terrier que atacou o cão Fox, um spitz alemão de sete anos, em São José dos Campos, pode ter infringido a lei ao sair com o animal na rua sem a focinheira de grade – como mostram imagens de câmeras de segurança.

O bull terrier atacou o spitz alemão pelo vão da casa da família tutora do animal, arrancando o focinho do cãozinho, que está internado em um hospital veterinário com graves ferimentos.

A família registrou um boletim de ocorrência e vai processar o tutor do cão que atacou Fox. O caso será investigado pela Polícia Civil com a ajuda de câmeras de monitoramento do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) de São José.

De acordo com a lei municipal, qualquer pessoa pode comunicar ao órgão responsável pela Vigilância Sanitária a falta de uso de equipamentos de contenção nos cães previstos pela norma.

CLIQUE AQUI para ver o texto da lei municipal em São José

Leia mais:

Fox está com inchaço no coração e edema pulmonar; família vai processar tutor de cão

Amigos do Fox: Viva! Campanha recebe cerca de 500 doações e bate meta de R$ 20 mil

VÍDEO: CSI vai ajudar na apuração do ataque a Fox; imagens vão para a polícia de S. José

5 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Márcio Covillo da silva
    24/10/2023
    Então os donos de Pincher vão ter que colocar em seus dogs enforcadeira e fucinheira pq não existe no mundo um cão mais agressivo que esse!!
  • João Vicente Netcer
    19/10/2023
    Já existe uma lei estadual no mesmo sentido. É a Lei 11.532 de 11/11/2003. De qualquer forma sempre é bom reforçar, e essa lei de São José dos Campos, serve como regulamentação.
  • Adenilson Souza da Silva
    18/10/2023
    Parabéns, para os Vereadores que mostraram preocupação com as vidas dos cidadãos de sua cidade, isso deveria ser copiado por todas as prefeituras do Brasil, eu esperava que essa lei fosse criada pelos deputados estaduais e federais mais esses só pensam em encherem os bolsos com o nosso dinheiro e não estão nem aí paranos cidadãos que colocaram eles no poder. Uma coisa que acho absurda são os donos desses cachorros trazerem para os shoppings center sem funcieira e quando estão nas vias públicas , vemos policiais e guardas civis municipais no local e não fazem nada contra esses absurdos. Espero que essa lei seja usada como exemplo para todas as cidades brasileiras!
  • MAURINO BISPO DOS SANTOS
    18/10/2023
    Essa lei é uma piada, o que mais se vê é cachorros nas ciclovias, nos poles esportivos onde tem até aviso que é proibido entrada de cães, sem focinheira,vc vai fazer caminhada e tem que sair para dentro do mato ou ir para o meio do asfalto para da passagem aos Pit Bulls e nunca vi nenhuma fiscalização, como sempre a lei existe pra nada!
  • Laurence Benatti
    18/10/2023
    Que adianta LEIS? A fiscalização do município é inerte. Com receio de perder eleitores não se fiscaliza. Estou cansado de reclamar de motociclistas circulando pelas áreas verdes do Vista Verde e ninguém faz nada! Mandei vídeos e ninguém faz nada. Aqui circulam cães de grande porte sem focinheira e fica por isso mesmo.