A Polônia proibiu na segunda-feira a entrada de cidadãos russos que cruzam sua terra por via aérea e marítima.
A restrição começou uma semana depois que Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia fecharam suas fronteiras terrestres para russos, impedindo a entrada da maioria deles, incluindo aqueles com vistos Schengen.
O vice-ministro do Interior, Bartosz Grodecki, explicou na semana passada por que haverá um atraso de uma semana nas passagens de fronteira aérea e marítima, dizendo que o tempo permitirá que as transportadoras aéreas e marítimas se ajustem à nova lei.
Se qualquer transportadora permitir que um cidadão impedido de entrar na UE através da fronteira polonesa sob novos regulamentos, ele será recusado e transportado de volta ao ponto de partida original.
A UE chegou a um acordo político no mês passado sobre a suspensão de seu acordo de facilitação de vistos com a Rússia, uma medida que reduziria significativamente o número de vistos emitidos pelos estados-membros da UE para os russos.
A Estônia, a Letônia e a Finlândia haviam proposto originalmente uma proibição geral em toda a UE de vistos de turista para russos.
A suspensão total do acordo de vistos em agosto ocorreu depois que a UE interrompeu parcialmente o acordo em fevereiro, visando principalmente funcionários do governo, diplomatas e empresários.