Os chefes da Otan e da UE se reuniram na segunda-feira para discutir a guerra na Ucrânia e a preparação para um novo acordo sobre cooperação militar.
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, realizaram uma reunião em Bruxelas.
“Discutimos a guerra de agressão da Rússia e o aumento do apoio à Ucrânia”, disseram von der Leyen e Stoltenberg no Twitter após a reunião.
Eles sublinharam que “chegou a hora de concordar com uma nova Declaração Conjunta para levar nossa parceria adiante”, já que a cooperação entre a Otan e a UE “contribui para a segurança e a estabilidade”.
A guerra da Rússia na Ucrânia e a recente ambição da UE de reforçar as suas capacidades de defesa tornaram necessário reavaliar as relações Otan-UE após a última Declaração Conjunta Otan-UE.
Assinado em 2018, o documento se concentrou na cooperação em mobilidade militar, combate ao terrorismo e fortalecimento da resiliência a riscos químicos, biológicos, radiológicos e nucleares.