06 de dezembro de 2025
TRADIÇÕES

Espetáculo MARIAS se apresenta no Sesc Jundiaí no domingo (2)

Por Redação |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação / Noah Souza
Com entrada gratuita, obra apresenta temática afro-indígena de maneira lúdica e teatral

Dia 2 de novembro, domingo, às 11 horas, a biblioteca do Sesc Jundiaí sede seu espaço para o espetáculo MARIAS encantar e emocionar o público. O espetáculo é livre para todas as idades e tem como temática central a relação entre netos e avós, práticas religiosas tradicionais brasileiras, com destaque para o benzimento e rezas-cantadas presentes no cotidiano interiorano.

Por meio da contação de história, o espetáculo teatral promove um intercâmbio de linguagens artísticas unindo história, artes cênicas e música, para ensinar sobre respeito aos mais velhos e às práticas religiosas afro-brasileiras, através da narrativa e de canções oriundas de religiões afro-indígenas e católicas.

VEJA MAIS:

Dirigido e produzido por mulheres, majoritariamente negras e indígenas, baseado na história autoral de Ori-Okan — uma mulher negra, historiadora e praticante de religião afro-brasileira — a obra atua como uma poderosa ferramenta de valorização das tradições culturais e no fortalecimento dos laços familiares.

Inscrito em alguns editais, o espetáculo MARIAS tem circulado desde 2024. “Começamos de maneira independente e graças ao trabalho de uma equipe muito comprometida, que acredita nesse espetáculo como ferramenta transformadora de arte e educação, estamos conquistando outros espaços. Quero aproveitar para agradecer aos veículos que têm nos apoiado com divulgação espontânea e aos espaços que estão abrindo suas portas, para que a gente possa seguir na resistência da arte, com amor e muito respeito”, comenta a Ori-Okan.

O espetáculo MARIAS passou uma temporada no centro cultural Fiesp, da avenida Paulista, em São Paulo, integrou a agenda do Sesc Campinas, passou pelo Sesc Piracicaba, Sesi Cosmópolis e agora chega ao Sesc de Jundiaí. “Estou muito feliz com essa parceria com o Sesc e com a possibilidade de levar arte e cultura afro-indígena para crianças e adultos.”, conta Ori-Okan.

Sinopse
MARIAS é um conto que narra, por meio de uma serpente d’água mágica, um encontro inesperado entre Maria Flor - uma  criança curiosa que sonha em ser escritora - e Vó Maria - a benzedeira do bairro que vive muito cansada e desacreditada em seu ofício. É através da oralidade, do canto e do aprendizado sobre medicinas da natureza, que nossas personagens constroem um laço sensível e de muita partilha intergeracional. Maria Flor aprende com o tempo e a sabedoria, personificado na figura da velha senhora, e Vó Maria aprende que a criatividade e a fantasia são os temperos ideais para o resgate da própria fé.

Ori-Okan
Ori-Okan é historiadora, artista, produtora e arte-educadora formada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Caminha entre as linguagens da cena teatral e da música, valorizando as narrativas cantadas em suas composições e interpretações vocais, bem como as tradições culturais populares. Em sua trajetória artística, compôs o elenco de grandes musicais de Campinas e região com destaque para: Concerto Cênico da Ópera Popular Macunaíma (2023), O Som da Nossa Canção (2022) e O Rei Leão (2022 - 2024). Como arte-educadora, ministra aulas de teatro e musicalização no terceiro setor para crianças e jovens, a partir de projetos de produtoras como: GOAL Produtora Cultural (2024), D’Color (2023) e Mercúrio Cultural (2022-2023). Na área de produção cultural, produziu eventos e espetáculos como o “Disney Através dos Tempos”(2022) e “Nas Asas da Iúna: a revoada” (2024). Desde 2023, integra a equipe de produção do FEVERESTIVAL (Festival Internacional de Teatro de Campinas). Sua empresa, Ori-Okan Cultura & Arte-Educação, fundada em 2022 busca resgatar raízes e dar visibilidade à força da ancestralidade na formação da memória coletiva brasileira, ao oferecer serviços de arte-educação (contação de histórias, oficinas, assessorias) cujo enfoque seja as tradições populares afro-brasileiras.

Serviço
MARIAS
Dia: 2/11/2025 (domingo) | Horário: 11h
Local: Biblioteca - Sesc Jundiaí | avenida Antônio Frederico Ozanan, 6600 - Jd. Botânico, Jundiaí/SP
Duração: 50 min | Indicação etária: livre
Ingresso: gratuito

Ficha Técnica
Atriz: Ori-Okan | Músico convidado: Waldyr Neto | Direção Artística: Aiyra Laura Tomé | Produção Executiva: Ori-Okan Cultura & Arte-Educação | Assistente de Produção: Ana Kathia Guerra | Fotografia: Noah Souza | Assessoria de imprensa: Karime Ribeiro