
A Rodovia Anhanguera (SP-330) completou ontem (22) 77 anos desde sua inauguração. Administrado pela CCR AutoBAn, o trecho entre São Paulo e Jundiaí foi o primeiro a ser pavimentado em 1948. A Anhanguera também é pioneira quando se fala em duplicação, sendo a primeira rodovia pavimentada duplicada do Brasil.
Uma das principais vias de ligação entre a capital paulista e o interior do Estado de São Paulo, a Rodovia Anhanguera foi originada a partir de caminhos usados por tropeiros, ainda no século XVIII, que a utilizavam como rota de transporte de mercadorias agrícolas da cidade de Campinas até a Capital.
Investimentos em infraestrutura
Por meio do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado, há 27 anos, a CCR AutoBAn vem administrando o trecho entre os municípios de São Paulo e Cordeirópolis. São 148 km de rodovia que vêm recebendo investimentos da ordem de R$ 9,012 bilhões (base abril/25).
Diariamente, mais de 433 mil motoristas trafegam pelo Complexo Anhanguera. Dentre as mais importantes obras de ampliação e modernização da Rodovia Anhanguera contabilizam-se a construção de 17 novos viadutos e pontes, 14 quilômetros de pistas marginais, 8 quilômetros de faixas adicionais, novas passarelas e pontos de parada de ônibus.
Atualmente, uma obra histórica, de pavimentação de 100% do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, vem sendo executada, com investimento de R$ 1 bilhão.