
A jundiaiense Nathalia Batista Munhoz, de 18 anos, se tornou a 10ª melhor atleta do Brasil na categoria sub-20 após quebrar sua própria marca pessoal na prova dos 200 metros rasos com o tempo de 27,08 segundos. A conquista aconteceu no último fim de semana, no Troféu Adhemar Ferreira da Silva, realizado na cidade de Bragança Paulista.
Além de entrar para o top-10 do ranking nacional sub-20 nos 200 metros, Nathalia também brilhou nos 100 metros rasos e quebrou outro recorde pessoal, completando a prova no tempo de 13,04 segundos. "Foi uma competição bastante difícil e de altíssimo nível. Estou treinando desde o final dos Jogos Abertos do ano passado e quero evoluir bastante em 2025. O nível dos meus treinamentos está mais forte e, em conversas diárias com o professor Robson Mian, meu treinador, ajustamos diariamente as cargas para que realmente essa evolução ocorra de forma pensada e minimizando o risco de lesões. E está dando tudo certo, estou bastante feliz", disse a atleta de Jundiaí.
Uma das competições mais importantes do calendário, o Troféu Adhemar Ferreira da Silva é uma competição de nível adulto, que reúne atletas da elite que disputam vagas para o Campeonato Mundial, que será em setembro, em Tóquio. Para os atletas jundiaienses, essa foi uma competição inédita. "Nossa equipe, com objetivos muito mais modestos, buscava a melhoria de marcas pessoais e dar ritmo de competição aos atletas, tendo em vista que foi a primeira competição do ano para todos os que participaram. E deu muito certo, com as metas alcançadas e, de quebra, obtivemos um top-10 nacional. Estamos muito felizes com isso", disse o treinador Robson Mian.
Assim como Nathalia, outros 13 atletas da equipe de atletismo do Time Jundiaí também participaram da competição e quatro deles também quebraram recordes pessoais na carreira:
Emerson Dias Mendonça: 3,42 metros no salto com vara
Fernanda Batista Munhoz: 1 minuto e 11 segundos nos 400 metros rasos
William Vitor Santos: 25.55 segundos nos 200 metros rasos
Iroan Matheus Oliveira: 27.61 segundos nos 200 metros rasos
Os atletas Thiago Vitor Araujo, Carlos Henrique da Silva, Laura da Silva Rocha e Thaylane Alves Brandão melhoraram suas marcas deste ano.
A COMPETIÇÃO
A competição contou com a participação de quase mil atletas, de todo o canto do Brasil, além da delegação do Paraguai. Dentre estes, muitos atletas de seleção brasileira, além do ex-recordista olímpico Thiago Braz, campeão da prova do salto com vara, na Olimpíada Rio 2016.
A próxima participação da equipe jundiaiense será no dia 13 de abril, no Campeonato Brasileiro Sub-23, também em Bragança Paulista.