ERRO DE ALERTA

Alerta de terremoto assusta jundiaiense no litoral norte de SP

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Internet
Moradores de SP e RJ receberam alerta de terremoto, mas órgãos oficiais não confirmam tremor
Moradores de SP e RJ receberam alerta de terremoto, mas órgãos oficiais não confirmam tremor

Moradores dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam, na madrugada desta sexta-feira (14), um alerta de um possível terremoto de magnitude 5,5. O aviso foi emitido pelo sistema de alertas de terremoto do Android por volta das 2h da manhã.

A notificação pegou muitas pessoas de surpresa e gerou preocupação. Carla Maria de Souza Martins, moradora de Jundiaí que está em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, relatou o susto: "Eu levantei, peguei meu celular, olhei. As pernas ficaram moles. Fui contar para o meu marido e ele disse: 'Imagina, Carla, um terremoto dessa magnitude derruba prédio, derruba tudo. E tá tudo em pé.' Então comecei a procurar informação, mas não havia registro de nada. Espero que tenha sido um erro."

O meteorologista do ClimaTempo, Guilherme Borges, explicou que "esses alertas foram gerados automaticamente pelo sistema de detecção de terremotos do Android, que utiliza sensores nos próprios dispositivos para identificar possíveis tremores". No entanto, ele ressaltou que "não houve confirmação de atividade sísmica (tecnica responsável em detectar e localizar explosões nucleares subterrânea) que justificasse esses avisos".

Em Jundiaí, não há registros de tremores recentes. A cidade já sentiu reflexos de sismos ocorridos em outros países, como em julho de 2024, quando um terremoto de magnitude 7,3 no norte do Chile foi percebido em algumas regiões do estado de São Paulo, incluindo Jundiaí. No entanto, esses eventos são raros e, geralmente, de baixa intensidade, sem causar danos significativos.

Os principais órgãos de monitoramento sísmico, como o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (ESMC), não registraram nenhuma atividade que justificasse o alerta.

A Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu nenhum comunicado oficial e que "não há registro de nenhuma ocorrência relacionada com o possível terremoto no estado". Já a Defesa Civil do Rio de Janeiro também confirmou que "não houve emissão de alerta sísmico para o território fluminense". Em nota, o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) afirmou que "não há registro de abalo sísmico no estado do RJ".

Comentários

Comentários