NOVO GOVERNO

Alexandre anuncia secretariado com mudança em duas pastas

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 4 min
Sampi/Franca
Pedro Baccelli/ GCN
Prefeito Alexandre Ferreira discursa para o secretariado e convidados em seu gabinete nesta quarta-feira
Prefeito Alexandre Ferreira discursa para o secretariado e convidados em seu gabinete nesta quarta-feira

O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) anunciou nesta quarta-feira, 1°, em seu Gabinete no Paço Municipal, o secretariado para o terceiro mandato (o segundo, consecutivo). Na prática, apenas um nome é novidade em relação à equipe anterior.
 
Apesar de demonstrar confiança na continuidade do trabalho, o chefe do Executivo francano cobrou empenho: "Tem que saber mais do que o prefeito em cada uma das áreas; senão, não precisa de secretários".
 
Nicola Rossano, que era secretário de Infraestrutura, foi deslocado para a chefia da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sucedendo Rui Engrácia Garcia Caluz. Em seu lugar, Luiz Henrique Spirlandelli foi nomeado secretário de Infraestrutura. Ele é servidor público de carreira.

Alexandre já havia adiantado a permanência de quatro nomes em seu governo: Lucimara do Prado (Desenvolvimento), Petersson Faciroli (Administração e Recursos Humanos), Raquel Pereira (Finanças) e Waléria Mascarenhas (Saúde).
 
Na Educação, apesar da resistência enfrentada por parte do professorado, que critica sua "falta de jeito" para lidar com a equipe, Márcia Gatti seguirá à frente da pasta. Com 35 anos de experiência na área, ela é graduada em Pedagogia e mestre em Psicologia da Educação.

Na área da Ação Social, também alvo de críticas, especialmente por causa do drama dos moradores de rua, Gislaine Liporoni seguirá à frente pelo terceiro mandato, mantendo sua liderança. Seu currículo abrange mestrado e doutorado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), além de experiência como coordenadora do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes.

Na Segurança, as ações são lideradas por Marcus Araújo. O policial militar de carreira comandou Pelotões de Radiopatrulhamento em Barretos, Franca, Pedregulho e São Paulo. Além disso, o coronel atuou como instrutor na Escola de Formação de Soldados, entre outras funções ao longo de sua carreira.

Servidor público há 26 anos, formado em Direito e especialista em Direito Processual Civil, Eduardo Campanaro continua na chefia da Procuradoria-Geral do Município.

Cynthia Milhim Ferreira (foto abaixo) cuidará do Fussol (Fundo Social de Solidariedade). A primeira-dama realiza treinamentos de inteligência emocional e liderança, além de ter experiência de 20 anos de advocacia empresarial.

Secretaria de Esportes e Cultura sem titular

Como já anunciado por Alexandre, uma nova secretaria será criada: Esporte e Cultura, que substituirá a Feac (Fundação de Esporte, Arte e Cultura). A previsão é que o projeto de criação da nova pasta seja enviado à Câmara Municipal de Franca no final desta semana para discussão e deliberação dos vereadores na primeira sessão do ano, em 7 de janeiro.
 
O emedebista contrariou as expectativas e não anunciou quem chefiará a nova secretaria. Enquanto isso, Mateus Caetano - graduado em Educação Física e Fisioterapia - continuará na presidência da Feac, até que haja sua extinção. A expectativa é que, na nova secretaria, Mateus Caetano seja o coordenador de Esportes.

Outra autarquia, a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), continuará sob a gestão de Milena Bernardino.

No ensino superior, FDF (Faculdade de Direito de Franca) e Uni-Facef (Centro Universitário Municipal de Franca) - que também são autarquias -, seguirão presididas por José Saraiva e José Alfredo Guerra, respectivamente.

Articulação política

Marcelo Facuri (foto abaixo), assessor especial e coordenador da campanha vitoriosa deste ano, é outro que será mantido na função. Jornalista graduado pela Unifran, Facuri é pós-graduado em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo Instituto Brasileiro de Ensino.

Com longa atuação no jornalismo, Facuri passou pelas redações das rádios Difusora, Hertz, EPTC, TV Franca e o Portal GCN. Na carreira política, para onde migrou, trabalhou nas campanhas de Sidnei Rocha e foi assessor de Comunicação em seus dois últimos mandatos. Ocupou a mesma função no primeiro mandato de Alexandre Ferreira. Passou ainda pela assessoria da deputada delegada Graciela Ambrosio. Desde 2020, é assessor especial do gabinete do prefeito, responsável pela articulação política.

Sua principal missão será garantir a governabilidade, coordenando com os vereadores e partidos políticos que dão sustentação ao governo.

Apoio e cobrança

Alexandre afirmou ter "absoluta certeza" de que a equipe é capaz de resolver os problemas da cidade. "Minha função é fazer vocês trabalharem harmonicamente para alcançar resultados mais rápidos, eficientes e produtivos, consequentemente melhorando a qualidade de vida das pessoas. Sabemos que administrar é lidar com conflitos, trazendo-os para que possamos resolvê-los a todo instante", disse o prefeito.
 
"O que nós e a cidade precisamos é que vocês coloquem em prática o conhecimento de vocês. Só isso, nada mais do que isso. O resultado virá. Pode não ser no primeiro ou no segundo ano, mas virá", completou.
 
Hábito que resiste aos anos, Alexandre Ferreira não deixou de fazer nova menção ao seu antecessor, Gilson de Souza. "Antes, nossa comparação era com o Gilson; agora, é conosco mesmos. Temos que ser mais eficientes, ganhar prêmios novamente e evoluir".

O time de Alexandre para o mandato 2025-2028

  • Ação Social: Gislaine Liporoni
  • Administração e Recursos Humanos: Petersson Faciroli
  • Assessoria Especial (Coordenação Política): Marcelo Facuri
  • Chefe de Gabinete: Fernando Baldochi
  • Desenvolvimento: Lucimara Prado
  • Educação: Márcia Gatti
  • Emdef: Milena Bernardino
  • Feac: Mateus Caetano
  • Finanças: Raquel Pereira
  • Fussol (Fundo Social de Solidariedade): Cynthia Milhim Ferreira
  • Infraestrutura: Luis Henrique Spirlandelli
  • Meio Ambiente: Nicola Rossano
  • Procuradoria-Geral do Município: Eduardo Campanaro
  • Saúde: Waléria Mascarenhas
  • Segurança: Marcus Araújo
  • Comunicação: Andressa Neves
  • Diretor da FDF (Faculdade de Direito de Franca): José Saraiva
  • Reitor do Uni-Facef (Centro Universitário Municipal de Franca): José Alfredo Guerra

Nova marca do governo

O prefeito Alexandre Ferreira também divulgou nesta quarta-feira a nova marca da Prefeitura de Franca para o mandato que se inicia. Veja abaixo:

Comentários

3 Comentários

  • Marta Hari 4 dias atrás
    Gostaria de saber se é possível uma resposta sobre os concursos públicos onde pessoas vão fazer a prova não tiram a nota necessária, não tem o nome na lista de aprovação e mesmo assim ocupam cargos como inspetor ou secretário na escola onde algum parente trabalha e até mesmo como escriturário na prefeitura onde pai e mãe também trabalham, como pode acontecer isso e até quando? Em todos os concursos o cidadão se inscreve ,estuda se esforça tem uma boa pontuação e nunca é chamado, enquanto funcionário público aposentado não deixa o cargo de jeito nenhum, até quando vai acontecer isso???
  • Darsio 5 dias atrás
    Vejo coerência, pois afinal ele teve a maioria dos votos tanto no primeiro como no segundo turno. Ou seja, seu trabalho e a atuação de sua equipe foram aprovados por esses eleitores. Não fui um desses eleitores, mas torço para que ele faça um ótimo governo, atentando-se principalmente as maiores demandas, como é o caso da saúde na cidade.
  • Juarez 5 dias atrás
    O Gilson foi um bom prefeito, o único que fez uma obra de sucesso em Franca e gastando muito menos dinheiro público, trata-se da rotatória da Champagnat que demonstrou que o dinheiro gasto no viaduto da faculdade beneficiou somente o Sidney Rocha. Gilson foi chamado de \"o rei da lombada\", porém o prefeito atual construiu muito mais lombadas que ele e a imprensa se calou. O resto é politicalha.