O Natal terá programação especial em Bauru nesta terça-feira (24) e quarta-feira (25), com a tradicional Missa do Galo. A celebração será realizada em todas as 43 paróquias da Diocese, incluindo a Catedral do Divino Espírito Santo, no Centro de Bauru. O evento contará com transmissão ao vivo em sua página no Facebook e deverá receber cerca de 800 fiéis presencialmente na igreja, localizada na Praça Rui Barbosa. Na Catedral, as missas serão presididas pelo bispo diocesano Dom Rubens Sevilha. A data é considerada o segundo maior momento de celebração no Cristianismo, atrás apenas da Páscoa.
A Missa do Galo, além de integrar as festividades do catolicismo em celebração ao nascimento de Jesus Cristo, será um momento para restaurar a fé, a esperança e o amor ao próximo. Segundo o padre Alex Augusto Manoel de Souza, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção e assessor eclesiástico de comunicação social da Diocese, a Catedral do Divino Espírito Santo terá missas às 19h na véspera de Natal e no próprio dia 25.
No entanto, cada igreja seguirá seus próprios horários habituais.
No site da Diocese de Bauru (http://www.diocesedebauru.com), é possível encontrar os telefones das paróquias para mais informações. Grande parte das igrejas deverá realizar a celebração entre 19h e 20h.
O padre Alex acrescenta que serão entoadas as kalendas, uma leitura cantada que narra toda a história salvífica de Cristo até a encarnação.
No vaticano
A Missa do Galo celebrada pelo Papa Francisco acontece à meia-noite da véspera de Natal, na passagem do dia 24 para o dia 25 de dezembro. Ela será transmitida pela TV aberta. O nome da celebração vem da crença de que um galo cantou muito forte, anunciando a vinda do Messias por volta desse horário.