O Conselho Tutelar se recusou, mais uma vez, a comparecer com um de seus agentes para atendimento de um caso envolvendo adolescente infrator, em Jundiaí, nesta quarta-feira (30). Desta vez, a entidade foi acionada pela delegada plantonista para um caso de menor detido em flagrante no tráfico de drogas, em que a mãe dele não foi localizada para comparecimento. A delegada plantonista constou em Boletim de Ocorrência, que "o Conselho Tutelar, acionado, recusou-se a comparecer neste Plantão".
No último dia 21, uma conselheira também se negou a comparecer para um caso grave, em que duas adolescentes acusaram a mãe de violência psicológica e agressões - inclusive uma facada. Na ocasião, o delegado Rodrigo Carvalhaes solicitou a conselheira plantonista, para comparecimento ao Plantão, visto que se tratava de caso complicado. Ela, contudo, se limitou a pedir os telefones dos pais, para resolver a situação à distância. Como consequência, Carvalhaes acionou o Ministério Público (MP) e o próprio Conselho Tutelar, para que cobrassem da profissional, respostas para sua postura diante do caso.
Na ocasião do dia 21, o Jornal de Jundiaí procurou a entidade para que se manifestasse, mas não obteve retorno. Agora, novamente, aguarda posicionamento do Conselho diante do segundo caso em menos de 10 dias.
Conselho procurado
O Conselho Tutelar foi procurado pelo Jornal de Jundiaí, com encaminhamento de solicitação de posicionamento, enviada por e-mail, para as três unidades da cidade. Porém, a reportagem não obteve resposta até às 15 horas desta quinta-feira (31), como determinado na demanda. De qualquer forma, o JJ se coloca à disposição, caso a entidade queira se manifestar.
A DETENÇÃO DESTA NOITE
Policiais militares da 2ª Cia do 11º Batalhão faziam patrulhamento pelo Jardim Novo Horizonte (Varjão), em área controlada pelo tráfico de drogas, quando avistaram um rapaz em atitude suspeita, carregando uma sacola. Este, por sua vez, correu da viatura durante a tentativa de abordagem, mas ao descer por uma viela, se deparou com outra guarnição fazendo patrulhamento. Desta forma, ele se ajoelhou e levou as mãos à cabeça, se rendendo.
Com ele foram apreendidas dezenas de porções de drogas e ele confessou que estava traficando.
Conduzido ao Plantão Policial, ele foi apreendido por ato infracional de tráfico de drogas e encaminhado à Fundação Casa.
Participaram da ocorrência as equipes:
EQUIPE
I-11203
Sd PM SILVESTRE
Sd PM VIANA
APOIO
CFP
2° Ten PM HALISSON
Cb PM LUDILAINE
Sd PM PEREIRA
CGP 2
1° Sgt PM SILVIO
Sd PM GONZAGA
Sd PM M. PEREIRA
I-11235
Sd PM SALVADOR
Sd PM ANA JÚLIA