O presidente do Paulista, Rodrigo Alves, e o vice Rafael Donadell deram detalhes sobre as expectativas para a disputa da 4ª Divisão Estadual em 2025, as renovações e contratações do clube, início da pré-temporada e projeções para o ano que vem. A entrevista foi concedida ao podcast Sport Villa Cast, dos apresentadores Cícero e Ricardo.
Com a pré-temporada marcada para novembro e o início das competições já em janeiro de 2025, o clube está trabalhando a todo vapor para concluir a montagem de elenco dentro desse prazo. De acordo com Rodrigo Alves, 12 atletas já têm contrato com o Paulista para a disputa da Série A4. “Renovado já temos nove atletas no elenco atual, é um bom número. Também temos mais três atletas que já são da base, então vai para 12. A gente sabe da necessidade de buscar jogadores com um perfil vencedor, que estão acostumados com jogos decisivos, então buscamos manter essa boa base que foi campeã e trazer outros nomes para compor, mas que venham com esse laço também. Estamos afunilando para montar uma equipe forte nova que segure a bronca”, explicou Rodrigo.
Sobre as novas contratações, o presidente afirmou que o clube está de olho em jogadores que disputaram as divisões superiores, mas alertou sobre a concorrência entre os clubes das séries A1, A2 e A3. “Ainda não tem nada certo porque são [jogadores] mais difíceis. Mas as conversas já começaram. A nossa dificuldade é pelo fato de que todas as competições começam ao mesmo tempo, são 64 times. E os atletas que estão em uma prateleira acima esperam essas propostas de clubes da A2 e A3. Para ele cravar agora que vai vir para o Paulista, faltando três meses para começar o campeonato, ele pede um salário muito maior, que não existe na divisão. E se a gente esperar e ele não conseguir [contrato em outras divisões] são eles que vêm atrás. Então essa negociação é um jogo de balança e tem que esperar. Crava agora e paga mais caro ou espera e paga mais barato?”, detalhou o presidente.
Até o momento, o Paulista anunciou a renovação de contrato de sete jogadores: Vitinho, Marcos Vinícius, Gabriel Reis, Thomas Lamin, Adelan, Filipinho e Christopher, além do técnico Fausto Dias e toda a comissão técnica. O atacante Enzo, “cria” da base do Galo, tem contrato válido até 2026 e também permanece para a disputa da 4ª Divisão.
CALENDÁRIO ANUAL
Com um calendário de competição que inicia em janeiro, o Galo poderá ter uma temporada mais longa do que teve neste ano, já que os clubes da Série A4 têm a possibilidade de disputar a Copa Paulista. A competição é muito visada pelos clubes que disputam os estaduais, pois o campeão escolhe participar da Série D do Campeonato Brasileiro ou da Copa do Brasil na temporada seguinte, enquanto o vice fica com a vaga restante.
“Uma grande diferença que a gente sempre buscou também é ter um calendário anual. Em 2025 a gente tem essa oportunidade de jogar de janeiro até maio o Estadual e depois, de julho até novembro, a Copa Paulista. O Paulista volta a ter um calendário anual que não tinha muitos anos. A projeção mínima é se manter na A4, mas claro que se der para beliscar um acesso é excelente, mas a meta mínima é se manter na 4ª Divisão e fazer uma boa Copa Paulista para, quem sabe, buscar uma vaga na Série D do Brasileiro ou na Copa do Brasil”, completou Rodrigo.