O atleta Cristian Westemaier Ribera, de 22 anos, que faz parte do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) de Jundiaí, conquistou a medalha de ouro na prova de 10 quilômetros da etapa de Vuokatti, na Finlândia, da Copa do Mundo de paraesqui cross-country.
O paratleta nascido em Cerejeiras, em Rondônia, ficou em primeiro lugar empatado com o chinês Zheng Peng. Ambos terminaram a corrida no tempo de 30 minutos e 59 segundos e dividiram o pódio na Finlândia. Essa foi a segunda medalha de ouro conquistada pelo Cristian. Na última quinta-feira (17), o atleta do Peama havia vencido a prova de sprint clássico para sentados, superando os os chineses Liu Zixu e Lin Mengtao, o cazaque Yerbol Khamitov e mais dois representantes da China, Wang Tao e Mao Zhongwu.
Além do paraesqui cross-country, onde Cristian é um dos principais nomes do Brasil na modalidade, o atleta também competiu no parabiatlo em Vuokatti, que combina o esqui com tiro esportivo. Porém, sua participação terminou ainda na fase classificatória e ele fechou a disputa na 18º colocação.
O ATLETA
Cristian nasceu com artrogripose – doença congênita das articulações das extremidades – e, em busca de tratamento, mudou-se de Rondônia para São Paulo. Começou no esporte com 15 anos, quando foi o atleta mais jovem a participar dos Jogos Paralímpicos de Inverno PyeongChang 2018. Já passou por 21 cirurgias para a correção das pernas. Hoje, além do esqui cross-country, também faz natação, atletismo e anda de skate.