TALENTO DA BASE

Craque em campo e no RG, Messi quer fazer história no Paulista

Por Luana Nascimbene |
| Tempo de leitura: 3 min
LUCAS RATO
Natural de Belém, Messi teve o primeiro contato com futebol com menos de dois anos de idade
Natural de Belém, Messi teve o primeiro contato com futebol com menos de dois anos de idade

O jovem jogador Cristian Messi Silva Simões, de 11 anos, carrega o nome do craque argentino e sonha em seguir os passos dos grandes jogadores que foram revelados pelo Paulista. Camisa 10 do sub-12 do Galinho, Messi vem se destacando na base e viu sua família largar tudo no Pará em busca do seu sonho de se tornar jogador profissional.

Natural de Belém, Messi teve o primeiro contato com futebol com menos de dois anos de idade. Seu pai, Amarildo Simões, sempre esteve envolvido com o esporte e, desde antes do nascimento do seu filho, já sabia que ele iria brilhar em campo. “O nome dele é em homenagem a dois monstros do futebol: Cristiano Ronaldo e Messi, mas em cima da hora optei por tirar a letra ‘o’ e deixar só Cristian Messi. Eu sempre fui muito envolvido com futebol, já joguei em categorias de base e fundei um time amador lá em Belém. E desde muito novinho meu filho começou a me acompanhar pelos campos”, explicou o pai.

A trajetória de Messi no futebol começou em escolinhas. Aos 4 anos, o garoto já começou a pegar firme nos treinos e se destacar por onde passava. Depois de jogar em escolinhas e clubes amadores da cidade, o paraense jogou pela base do Remo, tanto no futebol de campo quanto no futsal, e foi então que Amarildo decidiu fazer as malas e partir para São Paulo em busca do sonho do seu filho. “Em 2022, nós deixamos tudo para trás e viemos para São Paulo com o objetivo de desenvolver a formação dele nos clubes daqui. Ele jogou futsal pela equipe Prata da Casa e um olheiro levou ele para disputar o Paulistão sub-10 no Batalha. Nesse primeiro ano dele em São Paulo ele marcou mais de 40 gols. Em 2023 ele foi aprovado em uma peneira para jogar no São Bernardo. E esse ano veio a oportunidade dele vestir a camisa do Paulista, que é um clube gigante, por conta dessa parceria com o Estrela Dourada, de São Bernardo, que trabalha na formação de atletas da base”, contou Amarildo.

Em busca do grande sonho de se tornar jogador profissional, Messi vive uma rotina pesada. Seus pais moram em Itaquera, zona leste de São Paulo, enquanto o garoto treina em São Bernardo do Campo, com a equipe do Galo em parceria com o Estrela Dourada. Os jogos acontecem aos finais de semana em Jundiaí e em outras cidades do interior. “É uma correria que vale a pena, faz parte da profissão. Quando saímos de Belém rumo a São Paulo sabíamos que seria assim. Vamos continuar trabalhando e lutando muito para que, com a glória de Deus, todos os sonhos se realizem”, disse o pai.

Logo em sua estreia pelo Campeonato Paulista sub-12, Messi marcou um gol. Amarildo descreveu o orgulho que sente em ver o filho vestindo a camisa do Galo e quer que ele siga os passos dos grandes jogadores que foram revelados em Jundiaí. “É uma oportunidade enorme e uma honra ver ele jogando aqui. Quando chegamos, o pessoal do clube apresentou o estádio e a sala de troféus e ele ficou encantado. Mostrei para ele os jogadores que já passaram por aqui e ele gostou demais. Ele também começou a acompanhar o time profissional e comemorou muito o acesso”.

Messi também falou sobre a felicidade de vestir o manto do Galo. “Eu gosto muito de jogar aqui, principalmente no estádio que os jogadores profissionais jogam. Acompanhei os jogos deles e espero um dia também chegar no profissional. Sei que estou em um time muito grande e quero fazer muitos gols e ser campeão aqui”

Assim como todos os atletas, o maior sonho de Messi é vestir a camisa da seleção brasileira. “Meus maiores sonhos são jogar na seleção brasileira e disputar a Champions League. Me inspiro muito no Lionel Messi, gosto muito dele. Assisto ele jogando e tento repetir em campo. Outro jogador que é uma inspiração para mim é o Rony, do Palmeiras, porque ele é de Belém, assim como eu”, completou.

Com o Paulista, Messi volta a campo neste domingo (8), às 14h, para enfrentar o Primavera, pela 6ª rodada do estadual, no Estádio Dr. Jayme Cintra.

Comentários

Comentários