REGIÃO DE JUNDIAÍ

Mais de 15 mil moradores serão convocados para atuar nas eleições

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Os convocados têm cinco dias a partir da data de chamamento para aceitar ou contestar a convocação
Os convocados têm cinco dias a partir da data de chamamento para aceitar ou contestar a convocação

Dados do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) revelam que 15.754 moradores da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) serão  convocados para atuar nas eleições municipais de 2024. As convocações, iniciadas em 1º de julho, continuam até 7 de agosto.

CONVOCAÇÕES POR CIDADE
Em Jundiaí, onde a estimativa é de 8.570 convocados, 6.680 pessoas já foram chamadas até a última segunda-feira (29). Em Várzea Paulista, a meta é de 2.234, com 1.988 convocados até a mesma data. Campo Limpo Paulista tem 2.084 estimados, dos quais 1.596 foram convocados. Cabreúva espera 996 convocados, com 940 já chamados. Em Itupeva, 1.156 pessoas devem ser convocadas, e 888 já foram. Por fim, Jarinu conta com 702 estimados, com 502 convocados até o momento.

Os convocados têm cinco dias a partir da data de chamamento para aceitar ou contestar a convocação. Conforme o TRE-SP, as convocações são feitas via WhatsApp e e-mail, e, na falta desses meios, por carta.

RELATO DE MESÁRIA
O Grupo JJ conversou com a advogada Amanda Borges Pohl, que está participando de sua terceira eleição como mesária. "No dia, os mesários chegam ao local com, no mínimo, uma hora de antecedência e, depois, são direcionados ao local onde desempenharão suas funções. Os mesários são fundamentais para que as eleições aconteçam. Somos responsáveis por zelar pelo local, colher assinaturas, direcionar os cidadãos e, ainda, encerrar as urnas", explicou Amanda.

Sobre os benefícios de ser mesária, ela mencionou que utiliza apenas o vale-alimentação fornecido. "Sou autônoma e não posso usufruir dos dias de folga concedidos. Para quem é celetista, existem benefícios como dias de folga no trabalho", complementou.

Amanda afirmou nunca ter se sentido insegura na função. "Creio que as visões negativas sejam devido ao compromisso assumido. É uma função que exige muita responsabilidade. Procuro desempenhar da melhor forma e fazer a diferença no momento da votação", concluiu.

CADASTRO
As inscrições para mesários voluntários estão abertas permanentemente no site do TRE-SP. Não há prazo limite para a inscrição, mas é recomendável que os interessados se inscrevam cedo, pois pode não haver vagas disponíveis em seu local de votação.

O calendário eleitoral estabelece que entre 9 de julho e 30 de agosto, os juízes devem publicar os nomes das pessoas designadas como mesários para o primeiro e possível segundo turnos de votação. A capacitação dos convocados pode ser presencial, à distância ou de ambas as formas, conforme definido pelos cartórios.

Os convocados são nomeados pelo juiz eleitoral 60 dias antes do pleito, conforme o artigo 120 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65). A recusa deve ser justificada em até cinco dias após o recebimento da convocação, com comprovação se for por motivos de saúde.

BENEFÍCIOS
Os mesários recebem dois dias de folga para cada dia trabalhado e outros dois por dia de treinamento concluído, auxílio-alimentação de R$ 60 no dia da votação e certificado dos serviços prestados. Também podem ter preferência em desempates em concursos, caso previsto no edital, e utilizar as horas trabalhadas como atividades complementares em cursos de graduação.

Comentários

Comentários