SÁBADO

Jundiaí tem 54 novos diagnósticos de dengue em dia de UBSs cheias

Hoje foram feitos 87 testes rápidos, além de 201 amostras de sangue coletadas, que podem confirmar mais casos após análise laboratorial

Por Redação | 27/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Jundiaí

Divulgação

Hoje foram feitos 87 testes rápidos, além de 201 amostras de sangue coletadas, que podem confirmar mais casos após análise laboratorial
Hoje foram feitos 87 testes rápidos, além de 201 amostras de sangue coletadas, que podem confirmar mais casos após análise laboratorial

Neste sábado (27), a UBS Tamoio e a Nova UBS Jardim do Lago funcionaram das 8h às 17h exclusivamente para atendimento a pessoas com sintomas de dengue e tiveram bastante procura da população. Durante o dia foram coletadas 201 amostras de sangue, foram realizados 87 testes rápidos e diagnosticados 54 novos casos da doença.

O Gestor da Unidade de Saúde da Prefeitura, faz um alerta. "O cenário ainda é preocupante, estamos atendendo muitos casos por dia, então, se a pessoa estiver com os sintomas, procure um médico. Não podemos abaixar a guarda nesse momento, e lembrem-se, todo cuidado é pouco, usar repelente, não deixar água parada só assim para nós sairmos juntos dessa situação", orienta Tiago Texera.

ATENDIMENTO

A costureira Silvana Scarabello estava desde a última quinta-feira (25) com dores pelo corpo, dor de cabeça e nos olhos. Fez o exame e deu negativo, porém, retornou à UBS para fazer o teste rápido. "Desde quinta-feira eu estou com essas dores pelo corpo, febre, náusea. Mesmo com meu exame dando negativo, o médico achou melhor eu fazer a testagem rápida para tirar a dúvida e aí sim entrar com a medicação adequada", relata.

Quem também precisou ir até a UBS foi a atendente Noêmia Rodrigues, que desde quinta-feira também sente sintomas como dores nos olhos, febre e dor no corpo. Como o seu filho Ângelo Gabriel, de 10 anos, estava com os sintomas e o resultado deu negativo, achou melhor procurar o atendimento médico. "Eu estou aguardando o resultado dos exames médicos para saber o nível das plaquetas para a gente ter certeza do que é", explica.

Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito. Já os sinais de alarme que indicam uma evolução potencialmente mais grave são: dor abdominal intensa; náuseas; vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.