INUNDAÇÕES

Gatinho se agarra à maçaneta do carro para sobreviver à enchente; VÍDEO

As tempestades foram as mais intensas já registradas nos Emirados Árabes Unidos nos 75 anos de registro.

18/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Reprodução/Dubai Media Office/X

“Toda vida conta em Dubai”, escreveu o Dubai Media Office no X, antigo Twitter, junto com o vídeo do resgate.
“Toda vida conta em Dubai”, escreveu o Dubai Media Office no X, antigo Twitter, junto com o vídeo do resgate.

Durante as enchentes em Dubai esta semana, as equipes de resgate encontraram um gatinho encharcado agarrado à porta de um carro e o resgataram. Na terça-feira (16), em 24 horas, choveu o equivalente a um ano. As tempestades foram as mais intensas já registradas nos Emirados Árabes Unidos nos 75 anos de registro. As inundações repentinas paralisaram uma cidade que não está acostumada à chuva, informou o Fox Weather.

Leia tambémRússia e Cazaquistão evacuam mais de 100 mil em meio às piores enchentes em 70 anos

No vídeo anexado a esta publicação, o bichano é visto pendurado na maçaneta da porta do carro, coberto até a metade por água. Uma equipe de resgate se aproximou com caiaque e capturou o gatinho, que soltou um miado de de alívio e medo. 

“Toda vida conta em Dubai”, escreveu o Dubai Media Office no X, antigo Twitter, junto com o vídeo do resgate.

Trabalhando para voltar ao normal
Nesta quinta-feira (18), Dubai ainda estava ocupada limpando os estragos das enchentes nas estradas, locais públicos e casas. 

Segundo a Folha de SP, o Aeroporto Internacional de Dubai, um dos mais movimentados do mundo, tentava normalizar os voos acumulados. O trânsito também continuava prejudicado.

Clima 
A tempestade atingiu o vizinho Omã no domingo (14), causando ao menos 20 mortes, e chegou aos Emirados Árabes dois dias depois, matando uma pessoa. Nenhum dos dois países atingidos conta com sistemas de drenagem apropriados para chuvas intensas.

Tempestades são raras nos Emirados Árabes Unidos e em outros lugares da Península Arábica, que é conhecida por seu clima desértico seco, onde a temperatura pode ultrapassar os 50°C.

Especialistas em clima culpam o aquecimento global por eventos climáticos extremos como esse. Segundo pesquisadores, as mudanças climáticas elevarão as temperaturas, aumentarão a umidade e o risco de inundações em partes da região do Golfo. Países sem infraestrutura de drenagem adequada podem sofrer mais.

 

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.