COMUNICAÇÃO HUMANA

Dia Mundial da Voz: 5 fatos sobre como falamos

De onde sai o som, o 'ranço' por se ouvir no áudio, o pigarro... tire suas dúvidas!

Por Mariana Meira | 16/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Das agências

REPRODUÇÃO

Cantar também exige cuidados com a voz
Cantar também exige cuidados com a voz

A voz é uma das principais formas de comunicação usada pelos seres humanos. Por ser tão importante, ganha um dia só para ela: 16 de abril, o Dia Mundial da Voz, comemorada desde 2003 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da voz e dos cuidados necessários para preservá-la.

Em homenagem à data, o JJ listou algumas curiosidades que contam um pouco mais sobre essa ferramenta.

1) Ao longo da evolução humana, o corpo foi se ajustando para nos comunicarmos e criarmos palavras. Não existem órgãos com a única função de emitir sons: quando decidimos falar, acionamos a respiração, o ar entra pelas cavidades nasal e oral, as pregras vocais se fecham e abrem de novo com a expiração, o som vai para a garganta, boca e o nariz, nós mexemos os lábios, e pronto, as palavras se formam. "Simples" assim!

2) Faz sentido você não gostar de se ouvir no áudio do WhatsApp. O som produzido pelo corpo é uma energia mecânica que se propagada pelo ar - que é um meio elástico. Quando falamos, no entanto, percebemos nosso som também pela vibração dos ossos, já que o crânio funciona como um alto falante e a vibração criada pelas pregas vocais estimula a orelha. Portanto, quem fala ouve uma mistura do som que sai da própria boca com o som que percorre os ossos.

3) Hábitos influenciam diretamente na voz. Um dos maiores vilões é o cigarro: antes de ir para os pulmões, a fumaça do tabaco passa pela laringe e deposita ali algunas toxinas encontradas na droga, o que altera a vibração da voz. Mas a alimentação também interfere na voz. Isso porque, quando comemos em grandes quantidades ou consumimos bebidas com gás, que dilatam o estômago, os movimentos de inspiração e expiração ficam prejudicados. Frituras e açúcar também podem levar a refluxo gastroesofágico, que causa "ruído" à voz. Entre os líquidos, café, chimarrão e chá preto estão entre os que mais influenciam a fala. Alimentos à base de leite, como chocolate e queijo, também podem fazer mal, uma vez que aumentam a viscosidade da saliva e da secreção, o que geram o dobro de esforço vocal.

4) Pigarrear não só não ajuda, como aumenta a secreção na garganta. Na tentativa de tirar aquela coisa incômoda, o "hãn hãn" irrita a mucosa e descama o tecido, fazendo com que a garganta produza ainda mais secreção. O recomendado é manter uma hidratação de 2 a 3 litros de água por dia para que esse incômodo saia naturalmente. Outra dica é inspirar profundamente com nariz e deglutir em seguida.

5) Bons cantores fazem exercícios físicos. Ok, não é uma regra. Mas um corpo com tensões liberadas por meio de alongamentos - especialmente no tronco, nos ombros e no pescoço - e que ativa as musculaturas do abdome é um corpo com mais controle para dominar técnicas vocais. Além dos exercícios, pessoas que cantam devem manter sempre boas técnicas de respiração e vocalizes para aquecer. Na dúvida, volte ao tópico anterior para se lembrar do que evitar. E maçã, muita maçã.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.