LITERATURA

Cinco livros infantis que nos ensinam sobre sentimentos

A reportagem do JJ separou 5 livros infantis que abordam diferentes emoções de forma sensível e educativa

Por Rafaela Silva Ferreira | 16/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

DIVULGAÇÃO

Aprender a lidar com as emoções é uma parte fundamental do desenvolvimento infantil
Aprender a lidar com as emoções é uma parte fundamental do desenvolvimento infantil

Aprender a lidar com as emoções é uma parte fundamental do desenvolvimento infantil, e, por meio da leitura, as crianças podem explorar o universo dos sentimentos de maneira lúdica e segura. Mas não apenas isso! Praticando o exercício da leitura, os pais também riem, choram e se identificam com uma forma de praticar empatia e olhar para si mesmos, para o que estão sentindo.

Pensando nisso, a reportagem do JJ separou 5 livros infantis que abordam diferentes emoções de forma sensível e educativa:

1) O Monstro das Cores, de Anna Llenas

Este livro encantador apresenta o Monstro das Cores, que está confuso porque não sabe qual é a sua cor verdadeira. Ao longo da história, ele conhece outras cores e aprende que todas elas são importantes e têm algo a nos ensinar. Através das cores vibrantes e das ilustrações expressivas, a autora nos convida a refletir sobre a importância de reconhecer e aceitar nossas emoções.

2) O Livro dos Sentimentos, de Todd Parr

Raiva, medo, ansiedade, alegria... sentimentos tão contraditórios e confusos para as crianças. Às vezes não dá vontade de inventar alguma coisa diferente, como... beijar um leão-marinho?

Com linguagem simples e direta, este livro apresenta uma variedade de sentimentos, como alegria, tristeza, raiva, medo e amor. Cada página é dedicada a uma emoção, com ilustrações que a representam de forma clara e divertida. O livro também oferece dicas para as crianças lidarem com cada sentimento de maneira saudável.

3) Tenho Monstros na Barriga, de Tonia Casarin

Neste livro, o menino Marcelo se sente confuso com as "coisas estranhas" que sente na barriga. Com a ajuda de sua avó, ele aprende que esses sentimentos são como monstrinhos que precisam ser compreendidos e cuidados. Através de uma linguagem lúdica e metáforas criativas, a autora ajuda as crianças a identificarem e lidarem com suas emoções.

4) A Parte que Falta, de Shel Silverstein

Este livro poético conta a história de um menino que nasce com uma parte faltando. Ao longo da vida, ele se sente diferente e incompleto, até que um dia ele descobre que a parte que faltava nele está em todas as outras pessoas. A história nos ensina sobre a importância da autoaceitação e da empatia.

5) A Raiva, de Blandina Franco e José Carlos Lollo

Este livro aborda a raiva de forma leve e divertida, mostrando como esse sentimento pode surgir em diferentes situações. Através da história de uma menina que fica com raiva por causa de um brinquedo, as crianças aprendem a identificar os sinais desse sentimento e a lidar com ele de maneira construtiva.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.