VIAJANDOCOMJUNIOR

Uma viagem pela história

Conheça o passeio de trem que conecta Itu a Salto

Por Álvaro Junior | 12/04/2024 | Tempo de leitura: 5 min
Jornal de Jundiaí

Arquivo pessoal

Olá queridos amigos viajantes! Vocês sabiam que é possível fazer um passeio de trem que conecta Itu a Salto? Uma viagem curta de aproximadamente uma hora, mas que é repleta de história do Brasil, desde as fundações das cidades até a participação na criação da república. Além da parte histórica há também um café da manhã servido antes do passeio, entretenimento no vagão e ainda almoço com o famoso parmegiana de Itu, sim, o parmegiana é o prato típico da cidade. O Trem funciona sexta, sábado, domingo e feriado quatro horários no dia. Possui três categorias de vagão: turístico, panorâmico e boutique.

Mas afinal, quando essa história começou? No dia 17 de abril de 1873, surgiu uma ferrovia que marcaria profundamente a história: um dia antes da Convenção de Itu. Essa construção não apenas testemunhou o progresso econômico da região central de São Paulo, mas também se tornou um símbolo do sucesso dos fazendeiros locais. A sua inauguração teve um impacto crucial, influenciando a escolha da cidade como sede da primeira Convenção Republicana do país. Há muito tempo, tanto os residentes quanto os visitantes ansiavam pela revitalização da ferrovia e pela introdução de uma nova experiência de viagem de trem na região. No passado, essa ferrovia conectava Itu à São Paulo Railway, em Jundiaí. Em dezembro de 2020, o Grupo Serra Verde Express, empresa concessionária dos trens turísticos do Paraná, realizou a reinauguração do trecho ferroviário entre Itu e Salto, apresentando o emocionante Trem Republicano aos viajantes.

Eu mesmo nunca havia ido à Salto, e me surpreendi com a quantidade de atividades turísticas que a cidade apresenta. Como o meu tipo de tour foi diferenciado devido a meu curto horário, não pude conhecer a cidade como um todo, mas tive a oportunidade de ir até mirante de observação na ponte estaiada com 42 metros de altura sobre o rio Tietê (do indígena “água verdadeira”) que ao subir é possível ver quase que a cidade inteira de forma panorâmica. Passeio Gratuito.

Salto possui a segunda maior estátua de Maria, a Nossa Senhora de Monte Serrate, a padroeira da cidade, de 1980 e possui 30 metros de altura, a mesma altura do Cristo Redentor do RJ. Dentro da base da estátua existe uma capela onde se encontra os restos mortais do fundador da cidade. Existe também um parque aberto com estruturas de dinossauro em tamanho real, vale a visita. Existem outras opções de atividade, mas como eu disse, meu tempo era curto e tive que voltar à Itu para continuar o tour por lá.

De volta à Itu, quem imaginou que Itu era apenas a terra das coisas grandes, assim como eu, estão completamente erradas. A cidade respira história e é lindo de se ver e realmente conhecer a fundo cada local. Vamos comigo?

Começamos na praça Dom Pedro I, conhecemos o Casarão Amarelo que foi onde recebeu a família imperial de Dom Pedro II, Princesa Isabel e outras personalidades, casa do século XIX não aberto à visitação. O Casarão remete à arquitetura da época. Existe também o cruzeiro de São Francisco que está sendo restaurado e ainda possui a primeira fábrica de tecido à vapor do estado de São Paulo, hoje um local de eventos.

Subimos até o marco 0 da cidade, uma praça que contém uma capsula do tempo que será aberta daqui 20 anos e que marca as cidades vizinhas que fazem divisão territorial com Itu assim como suas direções. Conhecemos a igreja de Bom Jesus que foi a primeira capela de Itu.

Passei em uma cafeteria e tomei sorvete de café com canela, maravilhoso e recomendo, Gamela o nome do local. Perto possui um dos mais antigos antiquários da cidade onde você consegue encontrar praticamente tudo (Antiquário Lila). Você sabia que o Bar do Alemão é originário de Itu e lá que foi instituído que o prato típico de Itu é o parmegiana. Ainda teve visita ao Museu da Energia que revela de forma visual e interativa o avanço da tecnologia. Curiosidade: antigamente as fachadas feitas com azulejos eram para representar famílias extremamente ricas e influentes, no Brasil apenas 5 casas possuíam, e duas ficam em Itu.

A famosa praça do Orelhão, fica a praça do padre Miguel que ajudou na construção da atual Matriz, Nossa Senhora da Candelária. Você sabia que Itu tem o título de “Roma Brasileira” devido aos estilos de suas igrejas e catedrais que remetem ao estilo romano? O famoso Orelhão de Itu acabou de fazer 50 anos. A praça contém inúmeras lojas com coisas grandes, como comidas e artefatos. A personagem Simplício que fez Itu carregar a fama de cidade dos exageros, pois dizia que onde morava era tudo muito grande e exagerado e morava em Itu. O programa era exibido na extinta Rede Tupi, a Praça da Alegria. Devido a grande repercussão do programa, visitantes começaram a ir até Itu para realmente conferir essa história de grandeza das coisas. Muito estrategicamente, o ministro das comunicações na época, sabendo da repercussão da história resolveu instalar o Orelhão Gigante, e no dia da inauguração disse a famosa frase: “O Brasil é grande, mas Itu é muito maior”.

Por fim fomos ao Museu Republicano, local onde ocorreu a Convenção de Itu. Foi um marco importante no movimento republicano brasileiro, pois reuniu representantes de várias províncias do país para discutir a questão do regime político e a possibilidade de instauração de um sistema republicano. Nessa convenção, foram debatidos temas como a descentralização do poder, a abolição da escravidão e a forma de governo ideal para o Brasil. Embora não tenha resultado em uma ação imediata, a Convenção de Itu é considerada um momento crucial na história do republicanismo brasileiro, contribuindo para o fortalecimento do movimento e para a disseminação das ideias republicanas no país.

Como disse para vocês no começo do artigo, foi um passeio repleto de história. Vale a pena conhecer o passeio não só pelo passeio de trem em si que já vale pela diversão e paisagens, mas pela rica história. É realmente como se entrássemos numa capsula do tempo de volta ao passado.

Continue acompanhando a coluna VIAJANDOCOMJUNIOR e nos vemos na próxima aventura!

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.