MUNDO PET

Adeus Max e Belinha: nomes ‘humanos’ para pets são a nova moda

Esta prática reflete uma mudança na forma como as pessoas veem seus animais de estimação

Por Rafaela Silva Ferreira | 11/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min

ARQUIVO PESSOAL

O criador de conteúdo Joab Barroso nomeou seu Golden Retriever de 'Fabrício' e sua Pug de 'Olga'
O criador de conteúdo Joab Barroso nomeou seu Golden Retriever de 'Fabrício' e sua Pug de 'Olga'

Cachorros e gatos com nomes como João, Maria, Alice e Bernardo já não são mais uma raridade. A tendência de dar nomes humanos aos animais de estimação vem crescendo nos últimos anos e levanta a questão: essa prática reflete uma mudança na forma como as pessoas veem seus pets?

Criador de conteúdo, Joab Barroso, 44 anos, possui seis pets. Todos com nomes curiosos. “São três gatinhos adotados, o João Gilberto, Lorenzo e Leopoldo, uma gatinha da raça Sphynx, chamada Frida, e dois cachorros, uma Pug chamada Olga e um Golden Retriever chamado Fabrício.” Segundo Joab, todos - inclusive o tutor -, vivem em um apartamento de 105 m² em perfeita harmonia. “Sempre tive paixão por adotar, aliás, a verdade é que eles que nos adotam. São como se fossem filhos mesmo, eu e meu companheiro não vivemos sem eles”

Questionado sobre como tomou a decisão dos nomes, Joab explica que tudo foi muito natural. “Eu sempre olhei para as carinhas deles e falava: ‘Esse tem cara de Lorenzo, esse de Fabrício é assim foi, todos com nome de ‘humanos’. Para nós que não temos filhos ‘tradicionais’, parece que um nome bem escolhido deixa essa realidade mais próxima. Aliás, como já dito antes, eles realmente são nossos filhos.”

É importante ressaltar que, embora essa tendência esteja em alta, ainda há quem prefira nomes mais básicos para animais. Mas na opinião de Joab, não há preconceito para esse tipo de escolha. “Eu acredito que não exista mais esse tipo de polêmica. No começo, as pessoas se espantavam, mas hoje tornou-se algo natural.”

Para a groomer (profissional qualificada para prestar cuidados ao nível da higiene e estética nos animais) Beatriz Eberle Cruz, 29 anos, seus animais de estimação são mais do que apenas companheiros; são membros queridos de sua família.

É por isso que a escolha dos nomes dos seus pets não foi aleatória. Cada alcunha tem um significado especial e uma história por trás dela. "Quando adotamos a Hellena, tínhamos a vontade de ter uma filha com esse nome. Porém, como nossa filha pet chegou primeiro, optamos por nomeá-la dessa forma. Já ‘Ravy’ também foi porque queríamos um filho menino com esse nome e acabamos escolhendo Ravy Miguel para nosso cachorro, já que ele chegou em um momento triste em nossas vidas, após a perda de outra cachorrinha nossa. Nós procuramos o significado do nome Ravy: sol. Ele chegou para iluminar nossas vidas!”

Esses nomes não apenas refletem as histórias únicas de cada animal, mas também fortalecem os laços familiares para Beatriz. "Acredito que para quem ama pets, esse tipo de escolha não é polêmica,  pois eles são realmente tratados como nossos filhos. No entanto, para quem não tem familiaridade com o mundo animal, certamente acha estranho um cachorro com um nome de humano”, finaliza.

HÁ ALGO DE ERRADO?

A psicóloga Laura Soares Rosa, 29 anos, acredita que a escolha de nomes humanos para pets pode estar relacionada com a crescente tendência de humanização dos animais de estimação. No entanto, não há nada de errado nisso. "Ao dar um nome humano ao seu animal de estimação, os tutores podem estar sim, buscando estabelecer um vínculo mais próximo e afetivo, semelhante ao que teriam com um filho", explica.

A preferência por nomes como "Bella", "Max" e "Luna" também pode estar relacionada à busca por nomes bonitos e com uma sonoridade agradável. "Esses nomes são populares não apenas entre humanos, mas também entre pets, pois são fáceis de pronunciar e lembrar", destaca a psicóloga.

Embora a escolha do nome para um animal de estimação seja uma decisão pessoal, a psicóloga ressalta a importância de considerar o impacto desse nome na relação entre o tutor e o pet. "Um nome pode influenciar a forma como tratamos e nos relacionamos com todos, inclusive com o nosso animal de estimação, por isso é importante escolher um nome que reflita o amor e o cuidado que temos por ele", conclui.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.