Imagens tocantes mostram um bebê orca de dois anos nadando em volta do corpo da mãe, que morreu presa nas águas rasas de uma lagoa, enquanto o resgate luta para salvar a vida do jovem cetáceo. A cena foi capturada numa lagoa da costa oeste de Vancouver, no Canadá, em 27 de março.
Como o animal tem resistido a todas as tentativas de ser removido, autoridades e especialistas em vida selvagem travam uma corrida contra o tempo para retirá-lo da lagoa e devolvê-lo ao mar antes que passe fome.
Leia também: Patologista acha pedra rara de R$ 2,6 milhões em intestino de baleia na Espanha
A tribo local Primeira Nação nomeou o filhote como k?iisa?i?is (pronuncia-se kwee-sahay-is), que significa 'Bravo Pequeno Caçador', e mobiliza esforços para resgatá-lo.
As equipes tentam atraí-lo com sons de orcas e outros métodos, sem sucesso até agora. A comunidade está dedicada a salvar o filhote, e reconhece a importância de sua ligação com a mãe e a necessidade de reintegrá-lo ao seu grupo familiar.
A tribo lamenta a morte da mãe orca e faz cerimônias para libertar seu espírito, enquanto os esforços de resgate continuam.